Ministro Rui Machete recorda homem "muito importante" e "inovador"

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 03 mai (Lusa) - O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, lamentou hoje a morte do professor e antigo ministro Veiga Simão, que recordou como um homem "muito importante" e "inovador" na educação.

"Foi um homem muito importante em Portugal no campo da educação. Ainda sob a ditadura conseguiu ser um ministro inovador. O seu papel na modernização do ensino superior em Portugal foi notável", disse Rui Machete à agência Lusa.

O ministro dos Negócios Estrangeiros sublinhou ainda a sua importância na criação das novas universidades portuguesas, considerando que depois do 25 de abril de 1974, "porque era um democrata", desempenhou "um papel muito importante no sentido de adaptar o sistema educativo às novas necessidades".

"E por isso com muito respeito que me curvo sobre a sua memória", disse Rui Machete, expressando condolências à família do último ministro da Educação do Estado Novo.

Rui Machete, que entre 1983 e 1985 foi colega de Governo de Veiga Simão num executivo que tinha Mário Soares como primeiro-ministro, recorda desses tempos a "jovialidade" e a "confiança no futuro" que emanava do então ministro da Indústria e Energia.

"Era um homem com jovialidade e confiança no futuro, entusiasmado com aquilo a que se dedicava e um bom colega de Governo", sublinhou.

O antigo ministro da Educação e da Defesa Veiga Simão morreu hoje aos 85 anos, no Hospital dos Lusíadas, vítima de doença prolongada, disse à agência Lusa fonte familiar.

O funeral realiza-se no domingo para o cemitério do Alto de São João.

Licenciado em Físico-Química pela Universidade de Coimbra e doutorado em Física Nuclear na Universidade de Cambridge, Veiga Simão foi professor e reitor da Universidade de Lourenço Marques na década de 1960.

Foi o último ministro da Educação antes do 25 de Abril, tendo lançado uma profunda reforma no ensino que ficou conhecida como a "reforma Veiga Simão".

Depois da revolução dos Cravos foi deputado socialista pela Guarda, ministro da Indústria e Energia (1983-1985) no Governo de Mário Soares e da Defesa Nacional (1997-1999) quando era primeiro-ministro António Guterres.

CFF // VM

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.