Taxas marginais sobre pensões mais altas eliminadas em 2017

| Política
Porto Canal

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, afirmou hoje que as taxas marginais que incidem sobre as pensões mais elevadas vão manter-se em 2015, mas serão reduzidas para metade em 2016 e eliminadas em 2017.

“Em 2015, manter-se-á o esforço adicional aos escalões mais elevados [das pensões] - as taxas marginais de 15% e de 40%. Em 2016, esse esforço será reduzido para metade e, em 2017, essas taxas desaparecem”, afirmou hoje Maria Luís Albuquerque na conferência de imprensa em que o Governo apresentou os resultadas da 12.ª avaliação regular ao Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF).

A Contribuição Extraordinária de Solidariedade, que o Governo reformulou e rebatizou chamando-lhe agora Contribuição de Sustentabilidade, prevê a aplicação de uma taxa de 15% para as pensões a partir dos 4.611 euros e de uma taxa de 40% no caso das pensões superiores a 7.126,74 euros.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.