UGT apela à mobilização contra "esbulho" e condena aumento do IVA e TSU

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 1 mai (Lusa) - O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, apelou hoje à mobilização dos trabalhadores contra o "esbulho de direitos" e condenou o aumento da Taxa Social Única (TSU) e do IVA.

"Se nunca puseram em causa a nossa disponibilidade para o diálogo, queremos afirmar que essa disponibilidade também se irá verificar na mobilização dos trabalhadores para a luta contra o esbulho de direitos", afirmou Carlos Silva.

O secretário-geral da UGT, que discursava no final das comemorações do Dia do Trabalhador em Belém, Lisboa, exigiu o aumento do Salário Mínimo Nacional logo após as europeias, em junho, manifestando estranheza por o Governo não avançar com o compromisso.

Sobre as medidas contidas no Documento de Estratégia Orçamental (DEO), apresentado na quarta-feira, Carlos Silva advertiu que só o aumento da TSU e do IVA irá "engolir" o aumento do Salário Mínimo se se vier a concretizar e disse que afinal os cortes temporários passaram a definitivos.

"Ficámos ontem [quarta-feira] estupefactos com a apresentação do documento de estratégia orçamental. Como é possível pensar sequer em aumentar o IVA. Será para dar a machadada final no setor da restauração", questionou o sindicalista.

SF // CC

Lusa/fim

+ notícias: Política

Moreira e executivo abandonam Assembleia Municipal do Porto após críticas do BE

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira e os vereadores do movimento independente abandonaram esta segunda-feira temporariamente a sessão da Assembleia Municipal após críticas do Bloco de Esquerda, que foram consideradas "um ataque ao executivo".

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".