Dúvidas sobre "arrependimento" e questões contratuais adiaram lei sobre "maternidade de substituição"

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 abr (Lusa) -- O "arrependimento" da mulher que aceite ser "mãe" de substituição e as consequências do incumprimento contratual foram as razões que levaram ao adiamento da votação do texto final sobre a gestação de substituição, prevista para hoje, segundo um deputado.

Miguel Santos, deputado do PSD e presidente do grupo de trabalho que na Comissão Parlamentar de Saúde está a trabalhar na alteração da legislação sobre Procriação Medicamente Assistida (PMA), que deverá incluir a gestação de substituição, disse à Lusa que este adiamento se deveu a dúvidas dos deputados.

Apesar de algumas das dúvidas terem sido esclarecidas com um parecer do Conselho Nacional de PMA, os deputados não chegaram a acordo em relação a questões como a moldura penal a aplicar.

Para Miguel Santos, além desta questão, outras duas surgiram que justificaram o adiamento da votação do texto final: "O regime de revogabilidade do consentimento («arrependimento») e o incumprimento" do contrato a firmar.

O deputado adiantou que os deputados tinham a hipótese de "chutar para o Governo" a resolução destas dúvidas, através de uma regulamentação posterior, mas optaram por "resolver a questão em sede da Comissão de Saúde".

Ainda assim, e para ajudar os deputados a esclarecer as dúvidas, o grupo de trabalho solicitou à Assembleia da República um estudo de direito comparado sobre as soluções que os outros países adotaram.

Miguel Santos acredita que a votação final surgirá ainda durante esta sessão legislativa e que dentro de duas semanas os deputados já estarão a elaborar o texto final.

SMM // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.