BPN/Miró: Parvalorem vai pedir levantamento da medida decretada pelo tribunal

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 27 abr (Lusa) - O presidente da Parvalorem, Francisco Nogueira Leite, revelou hoje à agência Lusa que a empresa vai pedir o levantamento da medida provisória decretada pelo tribunal que impede a saída da coleção Miró do país.

Na quinta-feira , o Ministério Público (MP) anunciou que tinha interposto uma terceira providência cautelar no Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa (TACL), para impedir a venda das obras de Miró, e que esta tinha sido aceite.

Na nota à imprensa divulgada nesse dia, a Procuradoria-Geral da República (PGR) afirmava que tinha pedido "o decretamento provisório dessa providência cautelar, com o objetivo de evitar a amplamente noticiada saída das obras do país até ao final do mês de abril", e que "a medida provisória foi decretada pelo tribunal". Francisco Nogueira Leite disse hoje à Lusa que a empresa ainda não foi notificada pelo tribunal, mas assim que isso acontecer, vai pedir o seu levantamento".

"Vamos fazer isso, tanto mais que soubemos que no próprio dia em que deu entrada esta terceira providência cautelar no tribunal, o MP tinha pedido as mesmas medidas preventivas no âmbito da segunda providência cautelar, ainda em curso, e foram liminarmente rejeitadas", afirmou.

São duas decisões contraditórias do tribunal sobre a mesma matéria", conclui o presidente da Parvalorem.

Francisco Nogueira Leite revelou ainda à Lusa que já recebeu a autorização de saída da coleção que tinha sido pedida à Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), entidade a quem compete avaliar estes casos.

"Temos essa autorização de saída das obras de Miró passada pela DGPC, que não encontrou nenhum impedimento", disse ainda o responsável, afirmando-se, também por isso, surpreendido com o surgimento de novas ações judiciais por parte do MP".

AG // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).