Empresários do sector da diversão protestaram junto à sede do Conselho de Ministros

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 jun (Lusa) - Cerca de meia centena de empresários do setor da diversão estiveram hoje concentrados em frente à sede do Conselho de Ministros, no arranque de mais um dia de protestos em Lisboa contra a alegada falta de apoio.

Vindos maioritariamente do Norte do país, muitos deles do Minho e Porto, depararam com um contingente policial, mas mantiveram-se menos ruidosos que em ocasiões anteriores, sem buzinas.

"Recebemos um e-mail da Câmara de Lisboa a dizer que não podíamos usar buzinas nem equipamentos ruidosos. Não sei onde é que isso está escrito na Lei e mais nos parece abuso de poder da câmara, mas como não queremos problemas, decidimos respeitar", disse à agência Lusa o presidente da Associação Portuguesa de Empresas de Diversões (APED), Luís Paulo Fernando.

Foi aprovada por todos os partidos uma resolução no Conselho de Ministros "a dar-nos mais apoio, mas a verdade é que nada mudou e os problemas mantêm-se", disse Luís Paulo Fernando, justificando o protesto.

Quatro meses depois de terem cancelado manifestações em Lisboa que duraram 42 dias, os empresários da diversão regressaram hoje aos protestos, insatisfeitos com o que dizem ser a falta de ação do Governo.

José Antunes, de Viana do Castelo, reconheceu que o dia de hoje "vai ser cansativo, mas vale a pena".

"Estamos fartos de promessas. Já muitos colegas ficaram pelo caminho e outros vão ficar se isto continuar assim", sustentou.

Também Jorge Amaral, do Porto, volta a marcar presença num protesto convocado pela APED, porque quer regressar a Portugal.

"Fui obrigado a ir trabalhar para Espanha, porque deixei de ter condições de trabalhar aqui, mas estou nesta luta porque quero voltar ao meu país", contou.

Da sede do Conselho de Ministros, os empresários da diversão seguem agora para a sede do Parlamento Europeu em Lisboa, no Largo Jean Monnet, onde serão recebidos, pelo presidente do presidente Martin Schulz, um encontro que consideram ser uma "chapada de luva branca" ao Governo português.

Os empresários da diversão acabam o dia com uma manifestação junto à Câmara de Lisboa para contestar a decisão do presidente António Costa de não permitir a instalação dos seus equipamentos na freguesia de Arroios durante as Festas de Lisboa.

MYDM // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.