25 Abril: Feriado do 1.º de Maio foi primeira conquista sindical da revolução

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 abr (Lusa) - O feriado do 1.º de Maio foi a primeira conquista sindical após o 25 Abril e a primeira de 14 reivindicações que a Intersindical apresentou à Junta de Salvação Nacional (JSN) no dia seguinte à revolução.

Foi a 27 de abril de 1974 que a JSN decretou o 1.º de Maio como feriado nacional para comemorar o Dia Internacional do Trabalhador.

Até então, a comemoração desta data era proibida e reprimida pelas forças de segurança.

No dia 25 de abril, a Intersincal não perdeu tempo, ainda os blindados de Salgueiro Maia estavam no Largo do Carmo, em Lisboa, marcou uma reunião de dirigentes para essa tarde para analisar a situação e começar a preparar o 1.º de Maio.

A reunião continuou no dia seguinte, alargada a ativistas sindicais, e foi aprovado um documento com "reivindicações imediatas, fundamentais e intransigentes de todos os trabalhadores".

"1.º de Maio como feriado" era a primeira de uma lista de 14 reivindicações que a Intersindical se apressou a apresentar à JSN nesse mesmo dia.

A instituição do salário mínimo nacional, a redução do horário semanal para 40 horas, o direito à greve, a liberdade sindical, a liberdade de imprensa, o fim da carestia de vida e a libertação dos presos políticos eram outras das reivindicações.

Os dias seguintes foram de intensa atividade sindical e a lista de reivindicações aumentou passando a incluir a proibição do despedimento sem justa causa, a proteção da saúde e a prevenção da doença e um seguro de desemprego.

No primeiro Dia do Trabalhador em liberdade foi escolhida pela Intersindical a Alameda Afonso Henriques, em Lisboa, para a concentração inicial e o comício foi no Estádio da FNAT, desde logo batizado de Estádio 1.º de Maio, que não chegou para albergar todos os que participaram no desfile.

No comício discursaram sindicalistas e políticos: Manuel Lopes, do sindicato dos lanifícios, que viria a ser um dos dirigentes históricos da CGTP, Nuno Teotónio Pereira, pelos católicos progressistas, Mário Soares, do PS, e Álvaro Cunhal, do PCP, entre outros.

As comemorações estenderam-se a todo o país, sob o lema "paz, pão e liberdade", e entoando as palavras de ordem "Liberdade, Liberdade" e "O Povo Unido jamais será vencido".

Em Lisboa, onde se estimou uma participação de um milhão de pessoas, os estabelecimentos comerciais e de restauração encerraram e os hotéis corresponderam ao apelo dos sindicatos dispensando metade do pessoal.

No Porto, a situação foi idêntica.

O Dia Internacional do Trabalhador comemora-se desde o final do século XIX para evocar a luta dos operários nos Estados Unidos, em maio de 1886, pelas oito horas de trabalho diárias e 48 semanais.

RRA // VC

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.