Ministério da Educação lamenta morte de estudantes da Universidade do Minho

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 abr (Lusa) - O ministro da Educação, Nuno Crato, lamentou hoje o acidente nas imediações da Universidade do Minho, em Braga, que provocou a morte de três estudantes, sublinhando que os acontecimentos serão investigados pelas autoridades competentes.

Durante a conferência de imprensa do Conselho de Ministros, Nuno Crato lamentou "os trágicos acidentes que ocorreram no Minho" e transmitiu as condolências aos familiares, amigos e colegas dos estudantes que na tarde de quarta-feira morreram e ficaram feridos na sequência da queda de um muro.

"Os trágicos acontecimentos no Minho estão muito frescos, mas serão certamente investigados pelas autoridades competentes", afirmou hoje Nuno Crato, quando questionado pelos jornalistas sobre a eventual atuação do Ministério da Educação e Ciência.

Na quarta-feira, a queda de um muro nas imediações da universidade matou três estudantes e feriu outros quatro (que já tiveram alta), todos do curso de Engenharia Informática.

Entretanto, o reitor da Universidade do Minho, António Cunha, afirmou hoje que é preciso esperar pelos resultados do inquérito das autoridades policiais e judiciais para apurar as circunstâncias da morte de três alunos daquela academia, na quarta-feira.

"É absolutamente importante esperar pelo inquérito", referiu António Cunha, quando questionado sobre a eventualidade de a tragédia ter acontecido num contexto de praxe.

O reitor reiterou "condolências e solidariedade" às famílias e amigos das vítimas.

As circunstâncias do acidente estão a ser investigadas pelas autoridades policiais. A peritagem aos escombros do muro começou esta manhã, segundo o presidente da câmara, Ricardo Rio, e está a ser desenvolvida por elementos do Departamento de Engenharia da academia.

O autarca referiu que "não tinha chegado à câmara qualquer notificação" sobre o eventual mau estado do muro.

SIM/VCP // CC

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.