Decisão do julgamento do caso BCP conhecida a 02 de Maio

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 abr (lusa) - A leitura do acórdão do julgamento do processo-crime do BCP, em que ex-administradores do Banco respondem por manipulação de mercado e falsificação de documentos, foi marcado para 02 de Maio, disse hoje à Lusa fonte judicial.

Fonte das Varas Criminais de Lisboa adiantou à Lusa que a juíza Anabela Morais, que preside ao julgamento e que esteve de baixa médica, já regressou ao ativo, tendo a leitura do acórdão sido marcada na quarta-feira.

Neste processo-crime, os ex-administradores do BCP, incluindo o seu fundador, Jardim Gonçalves, são acusados dos crimes de manipulação de mercado e falsificação de documentos, num caso que começou a ser investigado em 2008.

O Ministério Público deduziu acusação em junho de 2009, o julgamento começou em 2012 e terminou em setembro de 2013, tendo a procuradora Leonor Machado pedido para Jardim Gonçalves o pagamento de uma indemnização de 10 milhões de euros, que suspenderia uma pena de prisão de cinco anos.

Para Filipe Pinhal, António Rodrigues e Christopher de Beck o MP pediu uma indemnização de três milhões de euros a cada um, com penas de prisão suspensas de três anos.

O julgamento centrou-se nas 17 sociedades 'offshore', sediadas nas Ilhas Caimão, constituídas pelo BCP, para influenciar os valores de mercado das acções do banco e o 'rating' [avaliação] dos títulos do BCP.

A leitura do acórdão chegou a estar agendada para 31 de janeiro último, mas foi adiada devido à doença da juíza.

além de Anabela Morais o coletivo de juizes é constituido por Helena Susana e Pedro Lucas.

FC // CC.

lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.