Juiz manda repetir toda a prova produzida no tribunal em 2011 do caso BCP

Juiz manda repetir toda a prova produzida no tribunal em 2011 do caso BCP
| País
Porto Canal

O juiz António da Hora, responsável pelo julgamento do recurso apresentado pelos antigos gestores do BCP condenados no processo contraordenacional do Banco de Portugal, decidiu determinar a repetição de toda a prova produzida nas sessões de 2011.

Destaque para a repetição da audiência do empresário Joe Berardo, testemunha-chave neste processo, que assim voltará a depor no Tribunal de Pequena Instância Criminal, em Lisboa, onde decorre o julgamento do chamado caso BCP, numa data ainda por marcar.

A decisão consta dos autos do processo consultados pela agência Lusa, tendo sido oficializada a 15 de abril, dia em que o juiz considerou parcialmente procedentes os requerimentos apresentados nesse sentido pelos advogados de vários arguidos.

Isto, depois de as equipas de defesa terem pedido a nulidade da decisão do tribunal de 17 de março, na qual António da Hora considerava que não havia necessidade de repetir a prova produzida nas primeiras 38 sessões do julgamento.

Porém, como a prova foi produzida oralmente pelas testemunhas há cerca de três anos e não ficou gravada, depois de o juiz admitir que não é possível recordar-se com exatidão passado tanto tempo de todos os depoimentos, ficou determinada a repetição da produção de prova então realizada.

A necessidade de voltar a ouvir todas as testemunhas que em 2011 prestaram declarações em tribunal no âmbito deste processo 'choca' com a natureza urgente do mesmo, decretada pelo juiz após os requerimentos do Ministério Público e do Banco de Portugal.

Ainda mais, quando a questão da prescrição dos factos em processos contraordenacionais ganhou visibilidade na opinião pública no início de março, depois de se saber que o juiz António da Hora decidiu declarar extintos todos os procedimentos de contra-ordenação que visavam o fundador e antigo presidente do BCP Jardim Gonçalves, no caso interposto pelo Banco de Portugal, por prescrição dos factos.

Isto significa que Jardim Gonçalves não terá de pagar o milhão de euros em coimas exigidos pelo Banco de Portugal e deixa de ficar sujeito à inibição de nove anos de exercer atividade na banca. Esta decisão não é passível de recurso.

Poucos dias depois, o tribunal também considerou prescritos todos os factos sobre os quais incidiam as acusações do supervisor relativas a Luís Gomes, que à data era diretor do banco.

Quanto aos restantes arguidos, Christopher De Beck, António Rodrigues, Filipe Pinhal, António Castro Henriques e o próprio BCP, o juiz declarou extinto o procedimento contraordenacional relativo a duas acusações relacionadas com as 17 sociedades 'offshore' do banco sediadas nas Ilhas Caimão, mantendo-se válidas as restantes acusações.

No caso BCP (Banco Comercial Português), os últimos factos apontados pela acusação datam do final de 2007, pelo que o processo tem que ser fechado na justiça, no limite, até ao final de 2015, já que os prazos para evitar a prescrição se esgotam em oito anos.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.