Covid-19: Autarca de Bragança critica demora dos resultados e vai pedir reunião à Saúde

| Norte
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, criticou hoje a morosidade dos resultados dos testes ao novo coronavírus que atribuiu ao facto de os laboratórios funcionarem apenas três dias por semana.

O autarca anunciou que vai pedir que a situação seja corrigia numa reunião que, segundo disse, vai pedir de urgência à Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, a entidade responsável pela realização dos testes em todo o distrito de Bragança.

A situação foi denunciada durante declarações aos jornalistas para fazer o ponto da situação do surto nos lares de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Bragança e deu como exemplo este caso concreto, em que os resultados dos testes foram sendo conhecidos aos poucos durante a semana.

Depois de ter sido feito o balanço final nos três lares, com 100 utentes e 15 funcionários positivos de um total de 310 testados, foi decidido testar todas as respostas sociais da instituição, o que significa mais algumas centenas de testes, entre trabalhadores e utentes.

"A partir deste momento exigimos que a Saúde e quem tem responsabilidade de fazer os testes que possa fazer os testes o mais rápido possível porque não se admite que, numa altura destas, tenhamos os laboratórios a trabalhar apenas à segunda, à quarta e à sexta-feira", afirmou.

O autarca, que é também o responsável municipal pela Proteção Civil, enfatizou que com o funcionamento atual "se, eventualmente, no dia de ontem [sábado], ou até no dia de hoje houver alguém que esteja infetado e que vá fazer o teste, o mesmo só vai para o laboratório na segunda-feira e provavelmente só conhecerá [o resultado] 48 horas depois".

"O que significa que poderá haver aqui uma situação em que uma pessoa esteja quatro dias sem conhecer os resultados e isso é inadmissível numa altura em que a pandemia está como se percebe a nível nacional, com valores praticamente idênticos àquilo que foi o ponto mais crítico da primeira vaga e, portanto, já teria que haver aqui condições para dar resposta de forma muito rápida a tudo aquilo que é necessário fazer", concretizou.

Para o presidente da Câmara de Bragança "é imperioso que quando há casos imediatamente se avance para a testagem de todos os trabalhadores e todos os utentes das instituições, sob pena de entrar num processo completamente descontrolado e sem hipótese absolutamente nenhuma de intervir"

"Terá de haver da parte da Saúde, da autoridade competente para a realização dos testes e neste caso particular só temos uma entidade que o pode fazer e que tem essa responsabilidade, terá que agilizar no sentido de o laboratório estar a trabalhar sete dias por semana para poder transmitir o resultado dos testes".

Hernâni Dias explicitou que "as colheitas estão a ser feitas todos os dias, a análise só está a ser feita à segunda, à quarta e sexta-feira".

"Eu espero que seja alterado e eu vou exigir que seja alterado obviamente, vou marcar de imediato uma reunião com o presidente da USL do Nordeste no sentido de me assegurar que efetivamente isso vai acontecer", reiterou.

Com o "desfasamento" atual entre a colheita e a comunicação dos resultados dos testes, o autarca entende que se pode "estar de forma absolutamente negligente a permitir que a doença se propague".

Acrescem ainda situações de "confusão" nos resultados como ocorreram na Misericórdia de Bragança com idosos que se julgavam negativos e estavam a ser transferidos ou foram mesmo deslocados para uma unidade hoteleira, mas que acabaram por ter que regressar aos lares por estarem positivos.

O presidente da Câmara tem também conhecimento de que a ULS do Nordeste tem material empacotado para reforçar a capacidade de testagem, "nomeadamente a nível de máquinas que estão acomodadas num espaço e para montar um laboratório para poder fazer a análise dos testes covid-19".

"Até ao momento creio que ainda não foi possível, o que significa que as máquinas estão lá e estão completamente paradas, sem qualquer utilidade, creio que à espera de um espaço adequado para poderem começar a laborar", afirmou, acrescentando que esta será uma das questões a colocar na reunião que vai pedir.

Os casos de infeção pelo novo coronavírus dispararam no distrito de Bragança para mais de 800, com um total de 29 mortes associadas à covid-19, depois de durante quase quatro meses, desde maio, o número de óbitos se manter em 24.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.