Há um caminho a fazer para que retoma chegue ao bolso dos portugueses - Pires de Lima

| Economia
Porto Canal / Agências

O ministro da Economia disse hoje esperar que a consolidação orçamental possa abrir margem para reduzir a carga fiscal nos próximos anos e admitiu que há ainda um caminho a percorrer para que as pessoas sintam a recuperação económica.

Numa intervenção após a assembleia-geral da Associação Comercial do Porto, o ministro da Economia, António Pires de Lima, reconheceu que "falar de recuperação económica e de retoma é falar porventura ainda de algo que não é sentido pela maioria dos portugueses".

"Há um caminho importante a fazer para que esta retoma económica possa chegar ao bolso da generalidade dos portugueses", declarou.

"Se concluirmos bem o trabalho que estamos a fazer do ponto de vista de execução orçamental, abrirá margens - e gostaria que fosse possível já em 2015 - para que nomeadamente ao nível da carga fiscal (...) se possa conhecer uma inversão da tendência que marcou aquilo que foram os últimos anos", afirmou o governante, que admitiu haver hoje condições para discutir em concertação social uma atualização do salário mínimo.

Pires de Lima, que sublinhou que o programa de ajustamento da 'troika' "vai ser terminado à hora e à data marcada", frisou ser "importante que as pessoas sintam que, na medida em que estes objetivos de consolidação orçamental vão sendo atingidos, eles são usados, ainda que parcialmente porque esta consolidação tem que continuar, para reduzir aquilo que significa o peso do Estado na vida daqueles que criam riqueza em Portugal".

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.