Covid-19: Presidente angolano convoca Conselho da República para terça-feira

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Luanda, 07 set 2020 (Lusa) -- O Presidente da República de Angola, João Lourenço, convocou para terça-feira uma reunião extraordinária do Conselho da República para avaliar o impacto da covid-19 em Angola, segundo uma nota da Casa Civil do Presidente.

De acordo com a informação, divulgada na página do vice-presidente de Angola, Bornito de Sousa, o objetivo da reunião é "avaliar o impacto da covid em Angola, fundamentalmente, no plano epidemiológico e da economia".

É a terceira vez que este órgão de consulta do Presidente da República se reúne para discutir o tema, depois das sessões de maio e março, "precedidas todas elas por importantes decisões do chefe de Estado, com vista a travar a propagação do novo coronavírus e diminuir o impacto da covid-19 na vida das famílias angolanas e da economia nacional".

O Conselho da República integra o vice-presidente da República, o presidente da Assembleia Nacional, o presidente do Tribunal Constitucional, o procurador-geral da República e líderes de partidos políticos com assento parlamentar e outras entidades convidadas.

Na terça-feira termina o período de 30 dias de vigência do último decreto presidencial com medidas relativas à situação de calamidade pública devido à pandemia de covid-19, incluindo uma cerca sanitária em Luanda até ao dia 08 de setembro.

Angola conta atualmente com 2.981 casos de covid-19, dos quais 120 óbitos, 1.215 recuperados e 1.646 ativos, com quatro pessoas em estado crítico, 19 graves e 48 moderados.

RCR // JH

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.