Aumenta para 25 número de mortes confirmadas no naufrágio da Coreia do Sul

| Mundo
Porto Canal / Agências

Seul, 18 abr (Lusa) -- O número de mortos confirmados no naufrágio do navio sul-coreano "Sewol" aumentou hoje para 25, ao mesmo tempo que as autoridades temem que aumente rapidamente dado serem cada vez mais os corpos a flutuar junto à zona do desastre.

A Guarda Costeira revelou que 16 cadáveres foram recolhidos do mar durante a noite enquanto dezenas de mergulhadores continuam as buscas por sobreviventes entre os 271 passageiros ainda dados como desaparecidos.

Após 48 horas do naufrágio do navio de passageiros com 475 pessoas a bordo, as equipas de resgate lutam contra o mau tempo e a fraca visibilidade enquanto aumenta também o desespero dos familiares dos desaparecidos.

As dificuldades dos trabalhos de resgate, o tempo que passou desde o naufrágio na manhã de quarta-feira e as baixas temperaturas registadas na água levam as autoridades a afastar quase por completo as esperanças por sobreviventes já que os desaparecidos podem ter ficado presos no navio quando este se afundou.

Ainda hoje são esperadas gruas marinhas ao local do acidente para tentar elevar o navio que tem apenas visível uma pequena parte do casco.

Entre os passageiros do navio seguiam 325 estudantes, com idade entre os 16 e 17 anos, sendo que a maioria figura entre as pessoas dadas como desaparecidas.

Com uma investigação ao acidente a decorrer, a polícia investiga o que poderá ter sido um ato grave de negligência da tripulação do navio que deu instruções aos passageiros para permanecerem nos seus lugares em vez de iniciar as manobras de evacuação do navio.

Por outro lado, a Guarda Costeira está a investigar o comandante que foi um dos sobreviventes do acidente e que, tal como foi apontado por diversos testemunhos, confirmou ter sido um dos primeiros a abandonar a embarcação.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.