Euro cai após Trump anunciar medidas de apoio económico

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 10 ago 2020 (Lusa) - O euro baixou hoje após o aumento da tensão entre a China e os Estados Unidos e depois de o Presidente norte-americano, Donald Trump, ter anunciado novas medidas de ajuda económica, decisão que apoiou o dólar.

Às 17:55 (hora de Lisboa), o euro negociava a 1,1750 dólares, quando na sexta-feira quase à mesma hora seguia a 1,1772 dólares.

O Banco Central Europeu (BCE) fixou hoje a taxa de câmbio de referência do euro em 1,1763 dólares.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou no sábado vários decretos executivos com medidas de ajuda económica em resposta à crise causada pela pandemia de covid-19, após republicanos e democratas terem falhado um acordo no Congresso.

Entre as medidas inclui-se uma prestação adicional de 400 dólares (338 euros) semanais para os desempregados para substituir uma ajuda de 600 dólares (cerca de 507 euros) que já tinha expirado.

No plano diplomático, a China anunciou hoje sanções contra 11 funcionários norte-americanos, por interferência nos assuntos de Hong Kong, depois de os Estados Unidos terem adotado medidas semelhantes contra várias autoridades da região semiautónoma chinesa.

Divisas...............hoje................sexta-feira

Euro/dólar............1,1750..................1,1772

Euro/libra............0,89800................0,90252

Euro/iene.............124,42..................124,77

Dólar/iene............105,88..................105,98

EO (JPI) // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.