'Troika' reúne-se com parceiros sociais a 23 de abril

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 15 abr (Lusa) - A 'troika' vai reunir-se na quarta-feira da próxima semana, dia 23, com os parceiros sociais, em sede de concertação social, para os trabalhos da 12.ª avaliação regular ao programa de resgate, que será a última.

Os técnicos da missão da 'troika' chegam a Lisboa na próxima terça-feira, a 22 de abril, para a última avaliação regular ao Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF) de Portugal, anunciou hoje a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque.

A governante, que falava na conferência de imprensa após a reunião extraordinária do Conselho de Ministros de hoje, afirmou que a 12.ª avaliação ao Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF), a última do período do resgate, "começa no dia 22 de abril".

Esta última avaliação deverá ser marcada por temas como a limitação de preços da energia e o mercado de trabalho, segundo adiantou o Governo quando da conferência de imprensa sobre a 11.ª avaliação ao programa, a 28 de fevereiro.

Nessa altura, o Executivo remeteu para a última revisão regular ao programa a discussão sobre a redução dos custos da energia e eventuais alterações ao mercado laboral.

"Em substância, o Governo apresentará na próxima avaliação, 12.ª e última, medidas que apontem para a redução do custo da energia, que possam refletir-se no consumidor", afirmou o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas.

No que se refere ao mercado de trabalho, Paulo Portas garantiu que "o Governo manteve a sua conhecida posição de que o ajustamento salarial já foi realizado", mas adiantou que o Executivo "estudará com os parceiros socais matérias para a dinamização da contratação coletiva - que vive um certo impasse - e critérios de representatividade".

ND // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

Petição que exige atualização de pensão para todos entregue até final do mês no parlamento

O movimento Justiça para Pensionistas e Reformados (JPR) pretende entregar até ao final do mês, no parlamento, uma petição a exigir a alteração da norma que estabelece a atualização das pensões apenas no segundo ano de aposentação. Intitulada "Atualização de pensão para todos os pensionistas e reformados", a petição contava esta quarta-feira à tarde com mais de 3.230 assinaturas online.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".