Aguiar-Branco satisfeito com possível construção de navios-hotéis nos ex-ENVC

| Norte
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 abr (Lusa) - O ministro da Defesa afirmou hoje que "os velhos do Restelo vão ter que aplaudir" a solução encontrada pelo Governo para os Estaleiros Navais de Viana do Castelo, referindo-se à possibilidade de lá serem construídos quatro novos navios-hotéis.

"A informação que foi dada hoje em termos públicos só vem confirmar a seriedade e a coerência daquilo que foi até agora dito pelo Governo e pela própria empresa. Que tem a intenção de criar 400 novos postos de trabalho e que tem intenção de manter a reparação e construção naval em Viana do Castelo", afirmou Aguiar-Branco.

O ministro da Defesa Nacional falava aos jornalistas no final da apresentação de um consórcio português para a promoção e exportação de um sistema de comunicações desenvolvido pelo Exército português, que decorreu no Museu das Comunicações, Lisboa.

De acordo com o Jornal de Notícias e o Jornal Negócios, o presidente da Douro Azul prepara-se para liderar um negócio de exportação de quatro navios-hotéis, no valor de mais de cem milhões de euros, um negócio que, segundo afirma, poderá viabilizar os ENVC, faltando ainda o financiamento da banca.

Segundo o Negócios, o presidente da Martifer, Carlos Martins, admite que, a concretizar-se, deverá justificar a contratação de cerca de 400 trabalhadores.

O ministro da Defesa reiterou que "sempre foi pretensão do Governo manter a construção e reparação naval e permitir maior número de postos de trabalho" nos extintos ENVC, cujo espaço e infraestruturas foram subconcessionados ao Grupo MArtifer.

"Isto apesar de vozes dos velhos do Restelo que estavam sistematicamente a descredibilizar esta situação e que vão ter que aplaudir a situação que foi conseguida pelo Governo", afirmou.

SF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Saiba onde vão estar os radares em maio no Norte do país

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou, no âmbito da habitual operação “Quem o avisa…”, onde e quando vão estar localizados os radares de velocidade para o mês de maio.

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

Viana do Castelo vai lançar novo concurso público para a construção do mercado

O presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou esta terça-feira a a abertura de um novo concurso público para a construção do novo mercado municipal, no local onde existia do prédio Coutinho.