West Sea quer entrar em Maio já com carteira de encomendas

West Sea quer entrar em Maio já com carteira de encomendas
| Norte
Porto Canal

A West Sea quer assumir a subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) a 02 de maio, já com uma carteira de encomendas de reparação e construção naval, disse hoje fonte oficial da empresa.

Em declarações à Lusa, a fonte explicou que a empresa, criada pelo grupo Martifer para gerir a subconcessão dos terrenos e infraestruturas da empresa pública até março de 2031, "está a desenvolver todos os esforços para entrar nos ENVC e anunciar os contratos de reparação e construção naval que, está nesta altura a negociar".

Quando tomar posse dos terrenos, acrescentou a fonte, a West Sea espera ter "em funções" cerca de 50 trabalhadores, recrutados entre os antigos funcionários dos ENVC.

Nesta altura "já se encontram em funções cerca de 15 ex-trabalhadores dos ENVC", mas o processo de recrutamento de pessoal para o novo projeto "continua a decorrer", disse ainda a fonte.

"Ao longo do mês de maio deverão entrar em funções os restantes cerca de 30 ex-trabalhadores dos ENVC", apontou.

Em março passado, em declarações à Lusa, o presidente da West Sea, Carlos Martins, afirmou que o recrutamento, tendo em conta o "compromisso" de a empresa criar 400 postos de trabalho em Viana do Castelo, "vai acontecendo ao longo do tempo", dependendo das encomendas.

O responsável adiantou que a prioridade de recrutamento imediata pela West Sea prende-se com a área da reparação naval, que poderá avançar depois de maio.

Até 30 de abril a administração dos estaleiros ainda terá de concluir a venda de vário material móvel da empresa - cerca de 20 mil itens - que ficou fora do concurso da subconcessão. Esse processo será assegurado por cerca de 40 trabalhadores dos ENVC, que, à semelhança dos restantes cerca de 550, aceitaram as rescisões amigáveis dos contratos mas continuam ao serviço, sendo por isso os últimos a saírem da empresa pública.

Segundo a West Sea, além da construção e da reparação naval, o projeto para os estaleiros de Viana, que estão em processo de liquidação, está "muito voltado" para o mercado da prospeção de gás "offshore'.

+ notícias: Norte

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

EN105 esteve cortada ao trânsito em Santo Tirso devido a aparatoso acidente

Um aparatoso acidente, na madrugada desta quarta-feira, entre dois veículos ligeiros obrigou ao corte da Estrada Nacional 105, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Câmara de Viana do Castelo vai explorar o serviço público de transportes

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão do serviço.