Ministério prolonga prazo das matrículas dos alunos do 1.º ano de escolaridade por mais 24 horas

Ministério prolonga prazo das matrículas dos alunos do 1.º ano de escolaridade por mais 24 horas
| Política
Porto Canal com Lusa

O Ministério da Educação prolongou o prazo das matrículas para os alunos do 1.º ano de escolaridade por mais 24 horas, anunciou hoje a tutela.

"Para que todos os procedimentos possam concluir-se com tranquilidade, numa altura de exceção para todas as famílias, o Ministério da Educação prolonga o prazo por mais 24 horas", refere o gabinete do Ministério da Educação numa nota enviada para a Lusa.

Segundo o Ministério, "há milhares de encarregados de educação" a tentar matricular os seus educandos e, segundo as últimas estimativas, a grande maioria dos pais com alunos no 1.º ciclo já inscreveu os seus filhos, até porque o prazo termina hoje.

"No caso do 1.º ciclo as matrículas já foram efetuadas pela quase totalidade dos encarregados de educação e no Pré-escolar, de manhã, já tinham efetuado a matrícula 94%" dos alunos.

"O Portal das Matrículas está em funcionamento, estando a ocorrer sistematicamente operações de robustecimento da operação" e durante a tarde de hoje "já se registou um pico de 40 mil transações por segundo".

No ano passado, cerca de 75% das matrículas fizeram-se nas secretarias da escola, ao passo que, este ano, cerca de 85% das matrículas já realizadas foram feitas 'online'.

A decisão do Ministério surge depois e vários relatos de atrasos e problemas de funcionamento da plataforma digital, que chegou a estar durante várias horas inativas.

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.