Manutenção da qualidade no tratamento de doentes renais em debate em Vilamoura

| País
Porto Canal / Agências

Redação, 10 abr (Lusa) -- O Encontro Renal 2014 arranca hoje, no Centro de Congressos de Vilamoura, e vai debater a redução de custos sem comprometer os resultados e a qualidade dos cuidados de saúde dedicados aos problemas renais.

Em declarações à Lusa, o presidente da comissão organizadora, José Vinhas, destacou como novidade na edição deste ano a realização de várias reuniões conjuntas com a Sociedade Portuguesa de Cardiologia, a Sociedade Portuguesa de Diabetes, a Secção de Nefrologia Pediátrica da Sociedade Portuguesa de Pediatria e a Sociedade Portuguesa de Transplantação.

Embora considere que a rede nacional na área da nefrologia é adequada às necessidades, o especialista admitiu que é preciso apostar mais na divulgação da transplantação do dador vivo a nível nacional, modalidade que noutros países representa quase metade dos doentes, enquanto em Portugal representa uma pequena percentagem.

"Tradicionalmente o nosso país tem um ritmo transplantacional muito grande. Nos últimos anos baixou um pouco, mas agora parece estar a renovar, o que nos falta é a transplantação do dador vivo", disse José Vinhas.

Na sexta-feira, será apresentado durante o encontro o relatório anual do gabinete de registo das biopsias renais, estando ainda prevista a palestra "Turismo de transplantes: como proceder perante o problema?", seguida pela mesa redonda "Transplantes renais menos que perfeitos".

"É possível infletir a curva dos custos com melhores resultados e sem por em causa a qualidade?", é o tema da conferência inaugural, que será proferida por Carlos Gouveia Pinto, especialista nas questões da economia da saúde.

Serão também apresentados os resultados do estudo ODYSSEY, iniciado há cinco anos e que avaliou se a introdução do sistema do preço compreensivo para pagamento dos tratamentos de hemodiálise influenciou os padrões de prática clínica dos médicos ou esteve associado a mudanças no padrão de mortalidade desta população.

SCYS // HB

Lusa/fim.

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.