Covid-19: Utente e 12 funcionários de lar em Reguengos de Monsaraz com testes positivos

| País
Porto Canal com Lusa

Reguengos de Monsaraz, Évora, 19 jun 2020 (Lusa) - Uma idosa e 12 trabalhadores de um lar em Reguengos de Monsaraz, distrito de Évora, testaram positivo para a covid-19, aguardando-se o resultado dos testes de outros funcionários e utentes, informou hoje o presidente da câmara.

Os testes aos utentes e funcionários dos equipamentos sociais da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva arrancaram na quinta-feira, depois de uma idosa do lar ter testado positivo à covid-19, adiantou à agência Lusa o presidente do município, José Calixto.

Esta utente, referiu, apresentava "dificuldades respiratórias" e foi transportada para o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), onde foi confirmado que estava infetada com o novo coronavírus (SARS-CoV-2) que provoca a doença da covid-19.

Segundo o autarca alentejano, a idosa cujo resultado à covid-19 deu positivo encontra-se internada no HESE, com "um quadro estável e tranquilo", mas, ainda assim, encontra-se "dependente de oxigénio".

"Às 07:50 de quinta-feira, foi-nos comunicado o teste positivo, o que implicou da nossa parte a decisão de articular, com as instituições responsáveis, a realização de testes generalizados" na instituição, disse.

José Calixto precisou que, na quinta-feira, foram feitos "135 testes" aos trabalhadores, colaboradores e utentes do lar de idosos e da unidade de cuidados continuados que a fundação possui em Reguengos de Monsaraz.

"Hoje, continuamos com mais testes", para atingir "um total de 222", indicou, revelando que dos que foram feitos na quinta-feira já receberam a informação da existência de "12 casos positivos entre os trabalhadores".

Os funcionários com teste positivo, três deles encontravam-se a trabalhar, já estão em casa a cumprir o isolamento profilático, referiu.

O autarca assinalou que a instituição tem capacidade para proceder ao "confinamento setorial", mas garantiu que, em caso de necessidade, o município tem preparadas instalações de primeira linha, com cerca de 40 camas, para acolher pessoas infetadas.

SYM // MLM

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.