Covid-19: Segurança social recupera 80 mil beneficiários que não teriam apoios

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 19 jun 2020 (Lusa) -- A ministra do Trabalho estimou hoje que o programa Número de Segurança na Hora (NISS na Hora) permitiu incluir 80.700 pessoas que estariam fora do sistema e excluídas de qualquer apoio social.

No final de uma interpelação do PCP ao Governo na Assembleia da República, a ministra Ana Mendes Godinho falou sobre os apoios sociais em curso para fazer face à crise da pandemia de covid-19 e o "reforço das respostas sociais".   

Ainda hoje, afirmou, vai ser formalizado um "mecanismo para reforço das respostas sociais" com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que tem "como contrapartida a manutenção dos postos de trabalho e a atualização das comparticipações familiares em função dos rendimentos mais recentes das famílias".

Outro exemplo é uma medida, o Número de Segurança Social na Hora que já permitiu prazer para o sistema 80.700 pessoas.

São pessoas que "estavam completamente excluídas e estariam excluídas dos mecanismos de apoio", explicou.

De resto, no discurso de encerramento, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social repetiu os números que já mencionara na abertura, os 780 milhões de euros destinados a 1,2 milhões de pessoas.

Ana Mendes Godinho insistiu que o que "tem mobilizado" o Governo e o seu ministério "é emprego, emprego, emprego."

"Tudo o que temos feito tem sido para proteger postos de trabalho e garantir a manutenção de emprego, apoiando empresas, apoiando trabalhadores, apoiando famílias", disse.

 

NS // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Atualização da Euribor traz mínimos desde outubro

A taxa Euribor desceu esta segunda-feira a três e a seis meses para mínimos desde outubro do ano passado e subiu a 12 meses face a sexta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.