CDS avisa que o Estado não tem dinheiro para construir o IC35

| Política
Porto Canal / Agências

Marco de Canaveses, 07 abr (Lusa) - A deputada do CDS Cecília Meireles avisou hoje que o Estado não tem meios financeiros para construir o IC35 e que essa estrada só poderá avançar se for apoiada pela Europa.

"O Estado português não tem esse dinheiro porque, pura e simplesmente, não existe", exclamou, em declarações à Agência Lusa.

A deputada falava após visita que hoje efetuou ao concelho do Marco de Canaveses, para conhecer a realidade daquele município que foi liderado, durante vários mandatos, pelo democrata-cristão Avelino Ferreira Torres.

Cecília Meireles admitiu que a ausência de um bom acesso rodoviário, ligando Penafiel e Entre-os-Rios, conhecido como IC35, há muito reclamado por autarcas e empresários da região, preocupa o CDS, sobretudo porque a "União Europeia têm uma posição muito reticente em relação à utilização de verbas para Portugal construir mais estradas".

"Aquilo que nos causa preocupação é que a ligação de Penafiel a Entre-os-Rios só poderá ser construída com acesso a fundos comunitários", acrescentou.

A parlamentar centrista lamentou que, quando o Estado tinha recursos financeiros, não tivesse construído aquela acessibilidade, tão importante para a exportação da indústria de extração e transformação de granito que predomina no sul do concelho do Marco de Canaveses.

Na visita ao concelho, a deputada democrata-cristã, acompanhada de dirigentes e autarcas locais do CDS, visitou empresas de granito, que considerou serem "bons exemplos na criação de empregos".

Cecília Meireles elogiou, por outro lado, o trabalho realizado pela Escola Profissional de Agricultura, que também visitou, acompanhada de dois colegas da bancada centrista na Assembleia da República.

"Levamos muito trabalho de casa e muitas perguntas para fazer, quer ao Governo, quer à Câmara Municipal do Marco de Canaveses", resumiu, a propósito dos vários contactos com a população e como os empresários.

APM // JGJ

Lusa /fim

+ notícias: Política

Assembleia do Livre aprova lista para as europeias com mais abstenções do que votos a favor

A Assembleia do Livre aprovou esta noite a lista de candidatos às eleições europeias, encabeçada pelo investigador Francisco Paupério, com 13 votos a favor, 18 abstenções e seis contra.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".