Autarca de Braga admite que subsídio à "Bacara Augusta" pagará dívidas e não atividades

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 07 abr (Lusa) - O presidente da Câmara Municipal de Braga admitiu que o subsídio dado à Fundação Bracara Augusta para atividades ligadas ao empreendedorismo jovem e artes digitais será "seguramente" para pagar dívidas "do passado" ligadas à Capital Europeia da Juventude 2012.

A atribuição daquele subsídio, de 345 mil euros, foi hoje aprovada na reunião do executivo liderado por Ricardo Rio (PSD/CDS-PP/PPM) com o voto favorável do PS, mas com o voto contra do vereador da CDU.

Na sessão, a oposição criticou o plano de atividades e o modelo de gestão para o GNRation apresentado pelo executivo, a cargo da Fundação Bracara Augusta, por ser o "mesmo" que o apresentado pela anterior executivo e que foi "seriamente" criticado por Ricardo Rio quando era líder da oposição.

"No imediato, será seguramente para pagar as dívidas do passado. Esta injeção de liquidez numa entidade que está completamente exaurida de recursos servirá, obviamente, para liquidar as dívidas do passado", admitiu Ricardo Rio.

Segundo o autarca, o objetivo é "permitir respeitar os compromissos assumidos com terceiros e dar condições para que a Fundação possa ir reaver a pequena parcela de fundos comunitários que ainda tem direito", advindos da Capital Europeia da Juventude Braga 2012 e de que a Bracara Augusta ainda não foi reembolsada.

No entanto, o vereador da CDU, Carlos Almeida, que votou contra a atribuição daquele subsídio, criticou o objetivo apontado por Ricardo Rio.

"Percebo que a Fundação esteja numa situação delicada mas não podemos dizer que esta proposta de subsídio, inscrevendo o apoio para determinadas atividades, como empreendedorismo e artes digitais, sirva para tapar os buracos da gestão anterior da FBA", explicou.

Carlos Almeida apontou ainda o dedo à liderança da autarquia bracarense por aquilo que apelidou de "mudança de posicionamento" quanto à serventia da Bracara Augusta e pela forma de gestão do GNRation.

"Quando o anterior executivo decidiu entregar o GNRation à FBA o agora presidente da camara criticou seriamente essa opção. Não se percebe o que terá mudado mas alguma coisa deve ter mudado para o atual presidente da câmara, afinal, entender que hoje a FBA está vocacionada para gerir o GNRtion", disse.

Carlos Almeida disse que "seria bom perceber quais são as diferenças daquilo que dizia o PS e o que agora diz o atual executivo" porque, considerou, "não há diferenças nenhumas".

No mesmo sentido referiu-se o líder da oposição socialista no executivo, Hugo Pires, ao plano de atividades da Fundação para 2014 apresentado pelo atual executivo.

"O atual presidente sempre criticou a gestão do GNRation. A visão do executivo para aquele espaço, e hoje levada à reunião de câmara, é em 99,9% idêntica à proposta que levamos no passado", disse.

JYCR // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.