Deputado João Azevedo é o candidato pelo PS à Câmara de Viseu

| Política
Porto Canal com Lusa

Viseu, 06 jun 2020 (Lusa) -- O deputado João Azevedo é o candidato à Câmara Municipal de Viseu pelo Partido Socialista (PS) às eleições autárquicas de 2021, afirmou hoje à agência Lusa a presidente da comissão política da concelhia de Viseu.

João Azevedo, de 45 anos, licenciado em Educação Física, foi autarca em Mangualde, sua terra natal, desde 2009 e deixou o mandato a meio, em 2019, para assumir o cargo de deputado na Assembleia da República, ao qual se candidatou como cabeça de lista do PS no distrito de Viseu nas últimas eleições legislativas.

O deputado pertence à Comissão de negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, à Comissão de Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local e ainda era suplente na Comissão de Transparência e Estudo dos Deputados.

A presidente da comissão política da concelhia de Viseu, Lúcia Araújo Silva, admitiu à agência Lusa que a escolha de João Azevedo partiu de António Costa, uma vez que "sendo Viseu capital de distrito o secretário-geral do Partido Socialista tem uma palavra a dar".

"A palavra do secretário-geral era essa, que João Azevedo fosse candidato à câmara. Todos nós que fomos envolvidos estivemos sempre na maior concordância e articulados todos com a escolha e com o nome apontado e sugerido, com a vontade de António Costa, e nós também sugeríamos essa mesma vontade", contou.

Antes de ir, esta sexta-feira, à reunião da comissão política, explicou Lúcia Araújo Silva, António Costa ouviu também a federação e a própria presidente da comissão política, "dentro das várias reuniões que foram feitas".

Na noite desta sexta-feira, explicou a presidente, "só foi discutido o candidato à Câmara que terminou com uma aclamação dos membros", deixando de lado os restantes nomes, como o candidato à Assembleia Municipal, para discutir "muito mais para a frente".

A escolha foi "pacífica" e, segundo Lúcia Araújo Silva, "todos os membros subscreveram e enalteceram a vontade, o mérito, a capacidade, a resiliência que João Azevedo tem" e, que, "enquanto autarca de Mangualde, distinguiu-se pela positiva".

"Esperemos que venha dar a Viseu aquilo que Viseu precisa e aquilo que merece. Tornar Viseu um concelho mais empreendedor, que seja capaz de fixar mais jovens, mais atraente para a indústria, para os empresários, para a população e estamos todos confiantes que Viseu irá fazer um bom trabalho por Viseu e pelos viseenses", defendeu.

A Câmara Municipal de Viseu é liderada, desde 2013, por António Almeida Henriques, do Partido Social Democrático (PSD) que sucedeu ao também social democrata Fernando Ruas, que comandou o destino da autarquia viseense entre 1990 e 2013.

IYN // JMC

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.