Ministra das Finanças viaja para Londres e Washington para reuniões com investidores e FMI

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 abr (Lusa) -- A ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Albuquerque, realiza na próxima semana deslocações a Londres e a Washington para encontros com investidores e reuniões do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional.

Fonte do Ministério das Finanças disse à Lusa que, na quarta-feira, a governante realiza uma série de encontros com investidores na capital britânica.

Nos dias seguintes, Maria Luís Albuquerque desloca-se à capital norte-americana, para participar no encontro de Primavera do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

O encontro com investidores acontece numa altura em que o IGCP, a agência que gere a dívida pública portuguesa, pretende realizar até dois leilões de dívida até junho deste ano, esperando colocar no mercado entre 500 a 750 milhões de euros em cada emissão.

No calendário do IGCP estão ainda previstos três leilões de bilhetes do tesouro (BT) no segundo trimestre do ano, com os quais podem ser angariados, no máximo, 3.750 milhões de euros.

Portugal prepara-se para concluir o programa de assistência económica e financeira, o que deverá acontecer a 17 de maio, de acordo com o Governo, que, no entanto, ainda não disse publicamente qual a forma de saída do resgate: uma 'saída limpa' à irlandesa ou com recurso a um programa cautelar.

JNM (ND) // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.