FC Porto vence Sevilha nos quartos de final da Liga Europa

FC Porto vence Sevilha nos quartos de final da Liga Europa
| FC Porto
Porto Canal com imagem de fcporto.pt

O FC Porto colocou-se hoje em vantagem nos quartos de final da Liga Europa de futebol, ao derrotar em casa o Sevilha, de Espanha, por 1-0, em jogo da primeira mão, disputado no Estádio do Dragão.

Vencedor da competição em 2011, o FC Porto impôs-se com um golo do central francês Mangala, aos 31 minutos, ganhando uma importante vantagem para o jogo da segunda mão, em que não vai poder contar com o médio Fernando nem com o avançado Jackson Martinez.

O brasileiro foi expulso, por acumulação de cartões amarelos (86 minutos), e o colombiano completou uma série de dois cartões amarelos, ficando ambos automaticamente suspensos do encontro da próxima quinta-feira no Estádio Sanchéz Pizjuan, em Sevilha.

Os "dragões" impuseram a primeira derrota forasteira aos espanhóis e até foram os únicos a não sofrer golos dos andaluzes em casa, mas perspetiva-se uma segunda mão complicada: Fernando foi expulso (87) e Jackson também foi amarelado e falha a visita à Andaluzia, tal como o lateral sevilhano Moreno.

A equipa de Beto e Daniel Carriço pareceu sempre mais preocupada levar a resolução da eliminatória para casa do que tentar a sorte no Dragão, blindando a defesa e tentando explorar o erro adversário.

Como lhe competia, o FC Porto assumiu as rédeas do jogo e dispôs de cinco cantos em apenas 11 minutos, ainda que sem causar qualquer situação aflitiva a Beto, sempre bem protegido por inúmeras pernas amigas à sua frente.

O Sevilha tinha todos atrás da linha de bola e o FC Porto não encontrava espaço - nem imaginação - para contrariar a opção defensiva de Unai Emery, que, curiosamente, viu a sua equipa a quase fazer golo na primeira vez que chegou à baliza.

Rakitic (28) bateu o livre na lateral, Fabiano não segurou e a bola tabelou num companheiro, saindo, caprichosamente, pela lateral.

Na primeira oportunidade, os "dragões" marcaram: um livre no meio campo ofensivo foi batido rapidamente e, apanhando a defesa do Sevilha desprevenida, Quaresma cruzou na esquerda, de "trivela", e Mangala "voou" de cabeça para o golo (31 minutos).

O central francês (37) quase voltou a marcar em confusão na pequena área, num lance que teve insistência portista e foi concluído com remate de primeira de Quaresma, que valeu a Beto a oportunidade de brilhar.

Em cima do intervalo, Defour, na quina da área, disparou ao poste esquerdo, com Beto batido.

O Sevilha subiu no terreno no início da etapa complementar e quase aproveitava infantilidade de Mangala (54), que perdeu a bola na área, mas o melhor que Coke conseguiu foi um canto.

Quintero (57) rendeu o inócuo Carlos Eduardo, com o futebol "azul e branco" a ganhar imprevisibilidade... por poucos minutos.

Apesar disso, os portistas voltaram a pegar no jogo e Jackson (67) e Quintero (72) criaram perigo, mas erraram o alvo.

Aos 75, a grande oportunidade do Sevilha: Bacca rematou, Fabiano defendeu para a frente e Kevin Gameiro, na recarga, fez o mais difícil e falhou o empate.

Perto do final, Fernando (87) viu cartão amarelo que o afastava também da segunda mão, mas decidiu protestar e o árbitro Wolfgang Stark expulsou-o com segunda admoestação.

Ainda assim, já nos descontos, Quaresma, em recarga, atirou ao poste esquerdo da baliza de Beto, "abençoado" duas vezes pelos ferros.

Jogo no Estádio do Dragão, no Porto.

FC Porto - Sevilha, 1-0

Ao intervalo: 1-0.

Marcador:

1-0, Mangala, 31 minutos.

- FC Porto: Fabiano, Danilo, Reyes, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Defour (Herrera, 70), Carlos Eduardo (Quintero, 57), Quaresma, Varela (Ghilas, 76) e Jackson Martínez.

(Suplentes: Kadu, Mikel Agu, Ricardo, Herrera, Licá, Quintero e Ghilas).

Treinador: Luís Castro.

- Sevilha: Beto, Coke, Pareja, Fernando Navarro, Moreno, Iborra (Diogo Figueiras, 63), Daniel Carriço, Marin (Kevin Gameiro, 63), Reyes (Vitolo, 74), Rakitic e Bacca.

(Suplentes: Javier Varas, Diogo Figueiras, Luismi, Piotr Trochowski, Vitorolo, Jairo Samperio e Kevin Gameiro).

Treinador: Unai Emery.

Árbitro: Wolfgang Stark (Alemanha).

Ação disciplinar: cartão amarelo a Moreno (16), Jackson Martinez (42), Reyes (69), Fernando (87 e 87). Cartão vermelho por acumulação de amarelos a Fernando (87).

Assistência: 31.122 espetadores.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.