Covid-19: Gabinete Económico e Social da Região de Leiria apresenta Plano de Ação

| País
Porto Canal com Lusa

Leiria, 12 mai 2020 (Lusa) - O Gabinete Económico e Social da Região de Leiria (GESRL) vai apresentar, na segunda-feira, a primeira versão do Plano de Ação de curto e de médio prazo, alicerçado em 36 medidas.

Criado no dia 13 de abril, em resultado de um memorando de entendimento entre a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, Nerlei - Associação Empresarial da Região de Leiria e Politécnico de Leiria, o GESRL elaborou um plano de ação, de curto e de médio prazo, com o contributo de 10 grupos de trabalho em que participam personalidades e entidades, públicas e privadas, refere uma nota de imprensa deste gabinete, liderado pelo empresário e ex-presidente da Nerlei, Jorge Santos.

Este primeiro documento, alicerçado em 36 medidas, assenta em seis objetivos estratégicos: promover a coesão social e o emprego, garantir a proteção "respiratória", individual e coletiva, reforçar a capacitação dos serviços de saúde e de educação, incentivar e valorizar as atividades empresariais, potenciar as redes colaborativas, identitárias e de coesão regional, e reforçar a digitalização da região.

Este gabinete foi criado com o objetivo de elaborar um "Plano de Medidas para o Novo Lançamento Económico e Social da Região de Leiria", apoiado em 10 grupos de trabalho temáticos e com o envolvimento de personalidades e entidades, públicas e privadas, no processo de discussão, definição, planeamento e execução das medidas.

O GESRL prosseguirá o seu trabalho evolutivo de acompanhamento das implicações económico-sociais do contexto de pandemia, procurando propor medidas para dar resposta a esta crise económica e social, e tornar a região mais resiliente a crises similares no futuro.

Segundo o memorando de entendimento do GESRL, as três instituições pretendem estabelecer uma estratégia comum de apoio económico e social pós-pandemia, que contempla a criação de um gabinete económico e social, e o desenvolvimento de um plano de medidas para o novo lançamento económico e social da região de Leiria.

O objetivo é contribuir para a resposta ao "grave impacto da pandemia de covid-19 no tecido empresarial e social da região de Leiria, no curto e médio prazo, através de medidas articuladas de base territorial".

Estas três entidades consideram que os desafios de uma nova ordem mundial gerada pela pandemia "obrigam a recentrar, no imediato, medidas de ajustamento dos setores económicos estratégicos regionais, identificando novas oportunidades de mercado, mas também de relocalização industrial e de produção mais inteligente, automatizada e digital".

As medidas apresentadas são justificadas "pela mudança de hábitos de consumo, tendência para a diversidade da forma de trabalho e uma nova vivência em sociedade provocada pelo afastamento social, que provocam impactos evidentes na economia e tornam ainda mais prioritário o incremento digital e o comércio de proximidade, nas mais diversas dimensões".

EYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.