Codiv-19: Grupo de Paredes que ia a pé a Fátima há 47 anos cancelou peregrinação

| Norte
Porto Canal com Lusa

Paredes, Porto, 09 mai 2020 (Lusa) - Um grupo de peregrinos que há 47 anos consecutivos se deslocava a pé a Fátima, a partir de Paredes, no distrito do Porto, para as celebrações do 13 de maio, cancelou a atividade devido à codiv-19.

"Embora muitas das pessoas do grupo já estivessem à espera deste desfecho, foi muito difícil informá-las. Algumas, muitas até, têm a promessa de irem todos os anos a pé a Fátima e este ano não vão poder cumprir", disse hoje António Pinto, presidente da Obra de Caridade ao Doente ao Paralítico (OCDP) de Paredes, que pertence à organização.

Falando de "um sabor amargo e muita tristeza", contou à Lusa que se previa para este ano, na 48.ª peregrinação do grupo, a participação de 420 pessoas, de vários concelhos do norte de Portugal.

Toda a logística estava preparada, com pavilhões alugados e a ideia era ter partido, na quarta-feira. Contudo, explicou, com as restrições impostas pela pandemia, que dificultavam a deslocação até ao Santuário de Fátima, foi impossível evitar o cancelamento da atividade.

A organização desta peregrinação impõe um limite de 420 participantes. Este ano, contou, havia uma lista de espera de 60 pessoas, para o caso de haver desistências.

A ida a pé a Fátima envolve cerca de 90 voluntários, entre pessoas singulares e instituições de apoio aos peregrinos.

A organização, admitiu António Pinto, ainda equacionou adiar a peregrinação para outubro, mas essa hipótese também foi abandonada.

"Iremos em 2021, com a mesma fé e convicção", prometeu.

APM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).