Covid-19: Coreia do Sul regista 18 novos casos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Seul, 09 mai 2020 (Lusa) - A Coreia do Sul detetou 18 novos casos da covid-19, elevando para 10.840 o número de infeções identificadas desde o início da epidemia no país, disseram hoje as autoridades.

A maioria dos novos casos está relacionada com bares e discotecas em Itaewon, zona de entretenimento da capital sul-corena, tendo o Governo emitido já uma ordem de encerramento, por um mês e em todo o país, para este tipo de estabelecimentos.

Pelo menos 15 casos estão relacionados com um homem de 29 anos que frequentou três discotecas em Itaewon, no sábado passado, de acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças, que não adiantou mais pormenores.

Posteriormente, o indivíduo testou positivo para o novo coronavírus, deixando as autoridades em alerta sobre um possível surto na área metropolitana de Seul, onde vivem 51 milhões de pessoas.

O primeiro-ministro sul-coreano, Chung Sye-kyun, afirmou já que o Governo vai empregar "todos os recursos possíveis" para encontrar e isolar portadores do vírus.

Uma diminuição do número de casos da covid-19, nas últimas semanas, levou as autoridades a decidirem reiniciar faseadamente as aulas, a começar nas escolas do ensino secundário já na quarta-feira.

A Coreia do Sul registou, desde o início da epidemia, 256 mortes.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 272 mil mortos e infetou quase 3,8 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

EJ // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.