Covid-19: Testes a contactos de enfermeiro infetado no Hospital da Covilhã todos negativos

| País
Porto Canal com Lusa

Covilhã, Castelo Branco, 09 abr 2020 (Lusa) - O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), com sede na Covilhã, disse hoje que todos os 87 testes realizados naquela unidade deram negativo, depois de um enfermeiro ter acusado positivo a covid-19.

"Dado que um profissional de saúde do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira testou positivo para covid-19, no início desta semana, no seguimento de uma ação de rastreio realizada pelo serviço de Higiene e Segurança no Trabalho a todos os profissionais admitidos na instituição, vimos pelo presente meio comunicar que foram rastreados e testados, com a máxima celeridade possível, 87 contactos deste colaborador, tendo o resultado dos mesmos sido negativo, na sua totalidade", refere o CHUCB em comunicado enviado à agência Lusa.

A informação destaca ainda que "este desfecho resulta, assim, do elevado sentido de responsabilidade de todos os profissionais de saúde do CHUCB, que cumprem com zelo e profissionalismo todas as normas de segurança e proteção, para com os próprios e para com os demais".

"O profissional infetado continua em isolamento/vigilância ativa, sem apresentar sintomas, e este caso continuará a ser acompanhado pelo CHUCB e demais entidades competentes para o efeito", conclui.

Este caso deu também lugar a uma troca de acusações entre o PSD e o PS locais, depois de, na terça-feira, o jornal Expresso ter feito uma notícia com o título "Enfermeiro que chegou à Covilhã vindo do Reino Unido foi trabalhar sem ser sujeito a testes".

A notícia, que citava fonte hospitalar, dava conta de que este enfermeiro foi o único contratado que não realizou teste, exame que só terá sido feito depois do "alerta de um especialista médico para a delegada de saúde" e que veio a acusar positivo.

Na reação, o CHUCB garantiu que "o profissional de saúde em causa foi admitido na instituição cumprindo todas as normas e orientações da Direção Geral da Saúde".

Entretanto, o PSD da Covilhã exigiu a demissão do presidente do Conselho de Administração, João Casteleiro, sublinhando que o caso resultou de "negligência".

Já o PS acusou os sociais-democratas de adotarem um "discurso repugnante" e de transmitirem um "chorrilho de disparates".

O CHUCB integra os hospitais da Covilhã e Fundão, no distrito de Castelo Branco.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 89 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 409 mortes, mais 29 do que na véspera (+7,6%), e 13.956 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 815 em relação a quarta-feira (+6,2%).

Dos infetados, 1.173 estão internados, 241 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 205 doentes que já recuperaram.

CYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Provedoria de Justiça recebeu queixas sobre atuação de juntas de freguesia para com migrantes

A Provedoria de Justiça recebeu quatro queixas sobre a atuação de juntas de freguesia que têm “uma componente essencial” relacionada com os direitos dos migrantes, disse à Lusa fonte oficial do organismo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.