Covid-19: Associação de Municípios pede maior coordenação e menos burocracia

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 08 abr 2020 (Lusa) -- O presidente da Associação Nacional de Municípios, Manuel Machado, defendeu hoje a necessidade de existir mais coordenação e menos burocracia na relação entre as autarquias e os organismos do Estado, no sentido de combater o surto da covid-19.

"Não queremos escamotear os problemas, há-os. É necessária uma maior articulação dos vários organismos do Estado que intervêm no território. Coordenação e eficácia é essencial. É importante clarificar as atribuições e competências para não haver suposições e redundâncias", afirmou Manuel Machado.

O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que também é presidente da Câmara Municipal de Coimbra, falava aos jornalistas no final de uma audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

"Nós queremos dar o contributo como autarcas, como autarquias para as soluções, para que todos em conjunto possamos chegar ao dia daquele abraço", apontou.

Sem querer entrar em grandes pormenores, Manuel Machado insistiu apenas na necessidade de existir uma maior conjugação de esforços e pediu para se evitarem as burocracias e os equívocos.

"Não podemos continuar a desperdiçar energias a discutir coisas que não têm nada a ver com o assunto. È necessário que soluções sejam colocadas no território, contando com o trabalho e a solidariedade dos autarcas", reiterou.

Questionado sobre as medidas imediatas que as autarquias podem tomar relativamente à recolocação dos idosos que se encontram nos lares, o presidente da ANMP ressalvou que esse trabalho tem de ser realizado em parceria com o Instituto da Segurança Social.

Além da ANMP, o Presidente da República recebe também esta tarde a Associação Nacional de Freguesias (Anafre).

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 380 mortes por covid-19, mais 35 do que na véspera (+10,1%), e 13.141 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 699 em relação a terça-feira (+5,6%).

Dos infetados, 1.211 estão internados, 245 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 196 doentes que já recuperaram.

FAC // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".