Covid-19: CIM Alto Tâmega suspende eventos e festividades até final de junho

Covid-19: CIM Alto Tâmega suspende eventos e festividades até final de junho
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Tâmega suspendeu qualquer tipo de evento ou festividade que implique concentração de pessoas até ao final do mês de junho devido à pandemia covid-19, disse esta quarta-feira à Lusa o presidente.

A decisão foi tomada "por unanimidade" pelos seis municípios do distrito de Vila Real que que compõem o organismo, como medida preventiva devido à pandemia covid-19.

Segundo Orlando Alves, na CIM Alto Tâmega todos os eventos ou festividades que impliquem concentração de pessoal ficaram suspensos até ao final do mês de junho.

Para o também presidente da Câmara de Montalegre, esta é "uma medida importante" para prevenir a existência focos de infeção.

No caso da autarquia de Montalegre, a suspensão de eventos foi alargada para o mês de julho, acrescentou.

"A CIM Alto Tâmega está alinhada nesta medida até ao fim de junho, mas em Montalegre não vou arriscar no mês de julho e esperar com expectativa como será o mês de agosto, quando há as festas do concelho", explicou Orlando Alves.

O presidente do organismo que junta os concelhos de Chaves, Montalegre, Boticas, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar e Ribeira de Pena adiantou ainda que as autarquias já começaram a distribuição dos 530 equipamentos completos de proteção adquiridos para os profissionais dos Centros de Saúde da região.

"Esse material já chegou e já está a ser distribuído e ficamos muito realizados por ir de encontro aquilo que era uma urgência e de estarmos ao lado de quem está diariamente a expor-se ao perigo", vincou.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,4 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 82 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito na quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 380 mortes, mais 35 do que na véspera (+10,1%), e 13.141 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 699 em relação a terça-feira (+5,6%).

Dos infetados, 1.211 estão internados, 245 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 196 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril, depois do prolongamento aprovado na quinta-feira na Assembleia da República.

+ notícias: Norte

“Não tenho memória de um Governo ter começado tão mal em funções”, acusa Pedro Nuno Santos

O líder do PS, Pedro Nuno Santos, acusou este sábado o Governo de ser “o maior foco de instabilidade” e de ter demonstrado impreparação nos primeiros 30 dias, considerando ser o pior arranque de governação de que tem memória.

Derrocada em obra de edifício histórico corta rua do centro de Braga

Uma derrocada interna num edifício histórico, ao início da manhã deste sábado, na Rua do Anjo em Braga, obrigou ao corte desta via rodoviária, por questões de segurança, durante o fim de semana, confirmou ao Porto Canal Vítor Azevedo, Coordenador da Proteção Civil de Braga.

Jovem em estado grave após despiste junto à Praia da Barra, em Ílhavo

Um jovem ficou em estado grave depois do despiste de um automóvel em Ílhavo, no nó de saída da A25, junto à praia da Barra.