Covid-19: Metro do Porto e PSP fiscalizam deslocações entre concelhos

Covid-19: Metro do Porto e PSP fiscalizam deslocações entre concelhos
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Metro do Porto e a PSP vão, nos próximos dias, controlar a deslocação de passageiros nas fronteiras entre concelhos, evitando deslocações sem motivo "atestado por declaração justificativa", devido à covid-19, foi divulgado esta quarta-feira.

"Metro do Porto e Polícia de Segurança Pública [PSP] vão atuar juntas, por forma a garantir o escrupuloso cumprimento da Lei. Salvo motivo válido e atestado por declaração justificativa (designadamente comprovativo emitido pela entidade empregadora que demonstre a necessidade da deslocação de um município para outro), também na rede do Metro os clientes não estão autorizados a viajar entre concelhos" ou a saírem do concelho de residência, divulgou a Metro do Porto em comunicado.

A empresa alerta que, entre quinta e segunda-feira, na ponte Luiz I, entre o Porto e Vila Nova de Gaia, a travessia é "totalmente proibida, quer através do metro quer de modo pedonal e em ambos os tabuleiros da ponte [o metro circula no tabuleiro superior]".

"Metro do Porto e PSP desenvolvem ao longo dos próximos dias uma ação conjunta de controlo de passageiros nas diversas linhas da rede e, em concreto, nas fronteiras entre os concelhos onde o Metro circula", descreve.

De acordo com a empresa, "a intervenção fiscalizadora" vai decorrer "em todas as zonas de fronteiras intermunicipais percorridas por qualquer das seis linhas da rede e, ainda mais especialmente, na Linha Amarela (D) e no atravessamento da Ponte Luiz I".

A empresa lembra que, "ao abrigo do Estado de Emergência atualmente em vigor, nos dias 09 a 13 de abril, estão proibidas as deslocações de qualquer cidadão para fora do seu concelho de residência".

Metro do Porto e PSP "apelam ao bom senso, ao civismo e ao cumprimento da ordem por parte de todos os clientes".

"O objetivo comum de todos é o de assegurar o devido recolhimento, promovendo a segurança e a saúde dos cidadãos", avisam.

O Metro do Porto é o maior operador de transporte público da Área Metropolitana do Porto, operando uma rede de 67 quilómetros e 82 estações e servindo os concelhos do Porto, Vila Nova de Gaia, Gondomar, Maia, Matosinhos, Vila do Conde e Póvoa de Varzim.

A Metro do Porto circula atualmente com frequências de passagem "na ordem dos 30 minutos em todas as linhas", exceto na Linha Amarela (D), onde a frequência é de "cerca de 15 minutos".

O número de passageiros no Metro do Porto desceu cerca de 80% devido à Covid-19, passando de uma média de 270 mil clientes diários em janeiro e fevereiro para pouco mais de 50 mil, revelou a empresa à Lusa em março.

"De valores médios próximos dos 270 mil clientes diários em janeiro e fevereiro, passamos agora para valores pouco superiores a 50 mil passageiros em dia útil, no que representa um decréscimo a rondar os 80%", informou fonte oficial.

Todas as máquinas de venda e validadores de bilhetes no Metro do Porto foram desligados devido à pandemia de Covid-19 e o carregamento e validação deixou de ser obrigatório, por tempo indeterminado.

Em Portugal, segundo o balanço feito na quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 380 mortes por covid-19, mais 35 do que na véspera (+10,1%), e 13.141 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 699 em relação a terça-feira (+5,6%).

Dos infetados, 1.211 estão internados, 245 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 196 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril, depois do prolongamento aprovado na quinta-feira na Assembleia da República.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.