Covid-19: 3,5 milhões de euros para bolsas em virologia no combate à doença

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 07 abr 2020 (Lusa) -- A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) lançou hoje a "Doctorates4 covid-19", um programa de doutoramentos em virologia focado no combate à covid-19 com uma verba global anual de 3,5 milhões de euros.

O anúncio do novo programa de bolsas de doutoramento da FCT foi feito hoje pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), em comunicado.

Segundo o ministro Manuel Heitor, este "concurso de formação doutoral especializada em "ciências da virologia" deve ser planeado para vir a abrir durante, pelo menos, cinco anos consecutivos".

Este ano, o programa vai atribuir 50 bolsas de doutoramento através de um concurso aberto em áreas científicas que contribuam com determinados objetivos, tais como perceber melhor os "fatores de risco de infeção e doença grave pelo vírus".

A interação homem-animal, mecanismos de resistência e de transmissão interespécies do vírus, assim como conhecer o risco de pandemias são outros dos temas de investigação que podem ser apoiados com uma bolsa.

Também poderão ser atribuídas bolsas de doutoramento ao estudo de estratégias de prevenção e preparação para novas epidemias, incluindo vacinas, assim como a abordagens inovadoras, incluindo novos métodos e novas tecnologias, para o diagnóstico da doença.

Os investigadores que queiram caracterizar os mecanismos de infeção viral, assim como a resposta do hospedeiro, imunológica celular e serológica, perceber a infeção pelo vírus, impacto da idade e comorbilidades também são assuntos que se podem candidatar a bolsas.

Desenvolvimento de novas terapias e novas abordagens terapêuticas, incluindo equipamentos de suporte de vida e de proteção individual para o combate à doença é outro dos objetivos previstos.

Repercussões da infeção viral na saúde materna e no recém-nascido, o impacto psicológico e alterações de comportamento associadas à pandemia também podem ser apoiados por este novo programa.

Estas bolsas de doutoramento destinam-se a atividades de investigação desenvolvidas em instituições de ensino superior, unidades de I&D, laboratórios associados, laboratórios colaborativos, centros de interface tecnológico, laboratórios do estado e outras instituições públicas de investigação, hospitais e unidades de cuidados de saúde, assim como outras entidades integradas na administração pública, nacionais ou internacionais.

As candidaturas começam na quarta-feira e terminam a 14 de maio, devendo ser submetidas no portal myFCT.

A FCT vai também apoiar a organização, por instituições nacionais e em articulação com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), de uma "Escola Doutoral em ciências da virologia", com uma duração semanal e periodicidade anual, na forma de um workshop que reúna estudantes e investigadores nacionais e internacionais", acrescentou Manuel Heitor em comunicado enviado às redações.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus foram registados a 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde 19 de março e até ao final de 17 de abril, depois do prolongamento aprovado na quinta-feira na Assembleia da República.

Em Portugal, segundo o balanço feito segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 311 mortos e 11.730 casos de infeções confirmadas.

 

SIM // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.