"Portugal é um parceiro natural de Moçambique" - Passos Coelho

| Economia
Porto Canal / Agências

Maputo, 27 mar (Lusa)) - O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, defendeu hoje que Portugal é um parceiro natural de Moçambique e recordou que cada milhão de dólares que as empresas portuguesas investem no país resulta em 55 novos postos de trabalho.

Passos Coelho falava num seminário económico que se realizou na capital moçambicana, Maputo, em que também interveio o Presidente de Moçambique, Armando Emílio Guebuza.

Ambos expressaram o desejo de que as relações económicas "atinjam o mesmo nível" das relações políticas e diplomáticas entre os dois países.

No encontro, Passo Coelho desafiou os empresários dos dois países "a apostarem com realismo" nas oportunidades que se abrem em cada um deles, e recordou o peso de Portugal na economia moçambicana.

No último ano, disse, Moçambique aprovou 168 projectos de investimento direto português, no valor de 172 milhões de euros, de que resultaram 9500 novos postos de trabalho, mais do dobro do que os registados em 2012.

"Portugal continua a ser o país com maior número de projetos aprovados e que geram mais postos de trabalho", recordou o primeiro-ministro.

"Por cada milhão de dólares que a empresas portuguesas investem em Moçambique são gerados 55 postos de trabalho", acrescentou.

Passos Coelho apelou para a constituição de "parcerias com espírito genuíno" por empresários dos dois países.

"As parcerias não podem ser desconfiadas", sublinhou.

O Presidente moçambicano prosseguiu esse desejo, exigindo "respeito mútuo para ganhos mútuos" e recordou que, nos últimos seis anos, Portugal investiu de mil milhões de dólares em Moçambique.

Guebuza aconselhou a agricultura, a produção de alimentos e as energias novas e renováveis como setores em que as empresas portuguesas podem investir, associadas a empresários locais.

"Incentivamos a constituição de parcerias para exploração das múltiplas oportunidades de negócio", disse Armando Guebuza.

LAS // HB

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.