Covid-19: Deixou de haver oposição e maioria na Madeira e no país

| Política
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 29 mar 2020 (Lusa) - O representante da República para a Madeira considera que com a pandemia da covid-19 "deixou de haver oposição e maioria", tanto no país como na região, porque todas as forças têm de estar unidas para enfrentar o seu impacto.

"Quer a nível nacional, quer regional, deixou de haver oposição e maioria", afirmou Ireneu Barreto, em entrevista à agência Lusa.

Segundo o juiz conselheiro, "hoje os partidos políticos, as forças políticas e sociais fazem todas parte de um barco que tem de remar todo no mesmo sentido".

O representante manifestou o seu apoio ao apelo do presidente da Assembleia da Madeira, José Manuel Rodrigues, para um "pacto alargado" entre o Governo Regional (PSD/CDS-PP) e as diversas forças políticas e sociais para enfrentar a crise económica e social que surgirá com a pandemia, acarretando "custos enormes".

"Estou solidário com ele e todas as suas iniciativas", afirmou, elogiando o "comportamento das forças políticas regionais" e reconhecendo o empenho generalizado para conter a pandemia.

"Precisamos de todos, da República. A República não nos vai faltar quando precisarmos dela, em termos económicos, e não sei se não precisaremos da União Europeia", acrescentou.

Perante uma situação que será "difícil para todos", admitiu, é necessário um grande esforço para "a recuperação económica da região, [para] atender e minimizar todos os problemas de caráter social que essa crise desencadeia", e reafirmar a Madeira "como melhor destino insular do mundo".

"Vai haver um antes e um depois desta pandemia", afirmou, considerando que a união é essencial para "chegar a um patamar de vida normal" na recuperação.

A situação, recordou Ireneu Barreto, "não está controlada, vai-se agravar", motivo pelo qual considera natural que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, prolongue o período do estado de emergência até 16 de abril.

"Espero é que os próximos 15 dias sejam suficientes", sublinhou, mencionando que este tipo de situações são evolutivas e têm de ser constantemente avaliadas.

Neste momento, no arquipélago, "prevalecem as razões das autoridades de saúde, que o Governo Regional subscreve" e que têm todo o seu apoio, visto serem "necessárias, adequadas e proporcionais".

O representante apelou à população para que seja solidária para com os idosos e os sem-abrigo.

Por outro lado, destacou a disponibilidade dos cientistas da Universidade da Madeira que "ofereceram a sua experiência para fazerem os testes" e deixou uma palavra de gratidão a todos os que estão no terreno, desde profissionais de saúde, bombeiros e as forças de segurança à comunicação social, que se esforça para "informar bem a população".

"Vamos vencer se ficarmos unidos e solidários", declarou.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 640 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 30.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou no dia 17 o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

Segundo o balanço regional de sábado, a Madeira tem em vigilância ativa 611 pessoas (165 dos quais são contactos dos casos confirmados), incluindo 12 profissionais de saúde, e em vigilância passiva 1.406 pessoas.

Em alojamento próprio dedicado a quarentena obrigatória estão identificadas 119 passageiros, 21 no hotel Praia Dourada (no Porto Santo) e 98 na Quinta do Lorde (em Machico).

AMB // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.