Covid-19: Região Viseu Dão Lafões exige esclarecimento sobre quarentena de emigrantes

| Política
Porto Canal com Lusa

Tondela, Viseu, 27 mar 2020 (Lusa) - A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões pediu às autoridades de saúde que esclareçam urgentemente a sua posição sobre a quarentena profilática dos emigrantes e de cidadãos que chegam à região oriundos de outros pontos do país.

"O conselho intermunicipal da CIM Viseu Dão Lafões reitera a urgência de que estas autoridades de saúde façam chegar a sua posição sobre esta matéria, para que tal seja avaliado em sede de coordenação interministerial", refere a organização, em comunicado.

O apelo da CIM surgiu na sequência de uma reunião que serviu para fazer um ponto de situação sobre a evolução da situação epidemiológica da infeção do novo coronavírus na região.

"Cada dia que passa pode ser um dia irrecuperável para travar a progresso desta pandemia", alerta.

A CIM lembra que já tinha pedido que fossem tomadas medidas relativas à chegada de emigrantes e de cidadãos que vivem noutras zonas do país, de forma a evitar o contágio do novo coronavírus, mas, até ao momento, "continua sem receber qualquer informação sobre esta pretensão".

O pedido de esclarecimento tem também em conta "a atual posição da diretora-geral da Saúde, que declara que cabe às entidades locais e regionais de saúde, em função da avaliação da situação da evolução da pandemia covid-19 nos seus territórios, a cada momento, sinalizar e solicitar essa pretensão, para que, do ponto de vista nacional, sejam articuladas soluções nacionais com iguais critérios de aplicação".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou cerca de 540 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 25 mil.

Em Portugal, registaram-se 76 mortes, mais 16 do que na véspera (+26,7%), e 4.268 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 724 novos casos em relação a quinta-feira (+20,4%).

Dos infetados, 354 estão internados, 71 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.