Viana do Castelo avança com "todos os procedimentos jurídicos" para travar venda da EGF

Viana do Castelo avança com "todos os procedimentos jurídicos" para travar venda da EGF
| Política
Porto Canal

O autarca de Viana do Castelo disse hoje que aquela Câmara pretende recorrer a "todos os procedimentos jurídicos" para travar a venda, pelo Estado, da Empresa Geral do Fomento (EGF), receando nomeadamente consequências nas tarifas do lixo.

Em causa está a situação do aterro sanitário do Vale do Lima e Baixo Cávado, instalado em Vila Fria, Viana do Castelo, que serve mais de 320 mil habitantes de seis concelhos do Minho, gerido pela sociedade pública Resulima, detida a 51% pela EGF.

"Vamos avançar com todos os procedimentos jurídicos para impedir a privatização da EGF", afirmou hoje à agência Lusa o autarca socialista José Maria Costa.

O diploma que prevê a privatização dos capitais estatais na EGF - uma 'sub-holding' do grupo Águas de Portugal - foi publicado em Diário da República a 20 de março, depois de ter sido promulgado pelo Presidente da República, Cavaco Silva.

Além da autarquia de Viana do Castelo, o recurso à via judicial é "apoiado" pelos restantes municípios que integram a Resulima (responsáveis por 49% do capital social), casos de Barcelos, Esposende, Ponte de Lima, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, por temerem a subida das tarifas com a privatização da empresa pública.

A posição conjunta dos seis municípios foi confirmada na terça-feira, em assembleia-geral da Resulima, anunciando a oposição à venda "por não estar garantido o serviço público de proximidade aos munícipes, assegurada a garantia de um tarifário socialmente justo e por não estar garantida a permanência nos órgãos de gestão na fase posterior à privatização".

Em comunicado enviado à Lusa, as autarquias sublinham que "não foi garantida" a possibilidade dos acionistas municípios adquirirem o capital social do Estado, o que permitira, defendem, garantir "a permanência na gestão dos aterros sanitários no âmbito da gestão autárquica".

O recurso às vias "jurídicas e legais" é justificado pelo autarca de Viana do Castelo, em representação dos restantes municípios que integram a Resulima, por "estar em causa" o "princípio da confiança" no acordo celebrado com o Estado, em 1996, data da constituição do aterro sanitário.

Os seis autarcas - dos distritos de Viana do Castelo e de Braga - alegam que não foram consultados pelo Governo neste processo, apesar de serem parceiros na sociedade Resulima desde a constituição do aterro.

A Resulima é apontada como um caso de sucesso pelos municípios, ao apresentar uma tarifa, na entrega de resíduos, de 18 euros por tonelada, a mais baixa entre os vários sistemas do género no país, em que a média é superior a 25,6 euros.

Em 2013, segundo dados da empresa, o aterro sanitário instalado em Viana do Castelo - e que já deveria ter sido transferido para o concelho de Barcelos - recebeu mais de 126.840 toneladas de resíduos.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.