Municípios contra privatização da EGF por "desrespeitar" contratos celebrados

| Política
Porto Canal / Agências

Barcelos, 25 fev (Lusa) - O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Manuel Machado, manifestou-se hoje contra o processo de privatização da Empresa Geral do Fomento (EGF), por alegado desrespeito dos contratos celebrados com as autarquias.

Falando em Barcelos, no final de uma reunião do Conselho Diretivo da ANMP, Manuel Machado alertou ainda para o eventual agravamento das tarifas.

"Não é razoável que um parceiro coacionista [em sociedades criadas para gerir sistemas multimunicipais] altere o caminho a meio do percurso e depois queira definir autonomamente, e desligado dos demais, as regras do jogo", afirmou.

Sublinhou que os contratos "não estão a ser respeitados" e garantiu que enquanto essa situação se mantiver a ANMP manifestar-se-á sempre "contra" a privatização da EGF.

A EGF é a "sub-holding" do grupo Águas de Portugal para o setor dos resíduos, sendo acionista de vários sistemas multimunicipais, conjuntamente com os municípios.

O Governo decidiu privatizá-la, podendo os potenciais interessados pedir informações preliminares até ao dia 24 de março.

O processo formal de privatização será iniciado e conduzido numa fase posterior, através de um concurso público.

"Da análise que fazemos, estão a criar-se aqui espaços de conflitos e incidentes que tudo recomenda que se evitem. Não pode ser imposto aos municípios o valor das suas ações", criticou hoje o líder da ANMP.

Manuel Machado defendeu ainda que, numa altura de dificuldades para os portugueses, qualquer alteração em setores públicos essenciais deve contribuir para reduzir o seu custo de vida, o que considera não ser o caso.

"Se se mexe em setores essenciais da função pública, ao menos que se pense se isso pode contribuir para reduzir o custo de vida das pessoas. Se destas ações resulta ou não - e nós pensamos que não - o embaratecimento do custo das tarifas dos serviços prestados. Essa deve ser a preocupação primeira", apelou.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.