Governo privatiza resíduos urbanos portugueses

Governo privatiza resíduos urbanos portugueses
| Política
Porto Canal

Cerca de 174 municípios e 6,4 milhões de habitantes vão ser abrangidos por esta nova privatização, onde as principais áreas de actuação focam-se na recolha indiferenciada e selectiva de resíduos, na triagem, tratamento e encaminhamento dos resíduos para valorização.

Mais que privatizar empresas o Governo está a privatizar pessoas, cerca de dois mil trabalhadores das empresas englobadas na EGF vão possivelmente passar para o sector privado. Em 2012 a EGF teve um volume de negócios de 157 milhões de euros onde obteve um lucro de 15 milhões de euros. Todas as ofertas vinculadas e finais devem passar pelas mãos do ministro do Ambiente, Moreira da Silva; nomes como a Mota-Engil, as brasileiras Solvie e Odebrecht e as chinesas Beijing Enterprises encontram-se no topo da lista como principais compradores.

O valor da privatização ainda não foi avançado mas o ministro garante que a estimativa de 200 milhões de euros de encaixe financeiro será ultrapassada. O ministro garante também que com esta privatização as tarifas cobradas aos consumidores serão em média 20% mais baixas do que as actuais.

Pedro Passos Coelho já privatizou seis empresas nacionais, a EDP, a REN, o BPN, a ANA, os CTT e a Caixa de Seguros.

 

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.