Covid-19: Linha de atendimento de Gondomar recebeu 162 contactos em cerca de 24h

| Norte
Porto Canal com Lusa

Gondomar, Porto, 21 mar 2020 (Lusa) - A linha de apoio ao munícipe de Gondomar, que foi reforçada com 29 polícias estagiários, recebeu 162 contactos com dúvidas sobre o novo coronavírus em cerca de 24 horas, indicou hoje à agência Lusa presidente da Câmara.

De acordo com Marco Martins, a maioria das dúvidas apresentadas prendiam-se com pedidos de apoio social, nomeadamente pedidos de alimentação ou de medicação, bem como questões sobre o isolamento.

Entre as mais frequentes, somam-se pedidos de esclarecimento sobre medidas no âmbito do plano de emergência e pedidos de informação sobre serviços em Gondomar, distrito do Porto, nomeadamente sobre farmácias e supermercados.

Em declarações à Lusa, Marco Martins contou que atualmente a linha é operada por 29 policias municipais estagiários da Polícia Municipal, supervisionadas em permanência por um técnico do departamento de coesão social da Câmara, que filtra os pedidos recebidos e encaminha para, quando necessário, promover a resposta.

Em causa estão polícias municipais recrutados há menos de um mês e cuja formação foi suspensa devido à covid-19.

Para aproveitar os recursos disponíveis, a Câmara de Gondomar reforçou a linha de apoio ao munícipe - "Gondomar Protege!" -, sendo que, acrescentou Marco Martins, "o trabalho no terreno, nos vários territórios, é feito pelos parceiros da rede social, de onde se destacam as Juntas de Freguesia e as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)".

De acordo com o autarca, o serviço da linha está a ser assegurado por turnos, cada qual com nove pessoas.

A linha está disponível todos os dias das 07:00 às 24:00, pelos números 220188200 e 220188210.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 271 mil pessoas em todo o mundo, das quais pelo menos 12.000 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro de 2019, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, há 12 mortes e 1.280 infeções confirmadas.

O número de mortos duplicou hoje em relação a sexta-feira e registaram-se mais 260 casos no mesmo período.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou na terça-feira o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

PFT // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Metro Mondego já custou pelo menos 327 milhões em 30 anos de história

O Metro Mondego, projeto que conta com 30 anos de avanços e recuos, custou, até ao momento, pelo menos 327 milhões de euros, entre estudos, gastos administrativos e empreitadas, de acordo com documentos consultados pela agência Lusa.

Colisão em Barcelos faz dois feridos graves

Um acidente entre duas viaturas na freguesia de Mariz, em Barcelos, fez dois feridos graves confirmou fonte do Comando Sub-Regional Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área do Cávado ao Porto Canal.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.