Covid-19: SAMS suspende serviços devido a doentes e profissionais infetados

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 mar 2020 (Lusa) -- A direção clínica dos SAMS decidiu suspender os serviços devido à infeção com o novo coronavírus de doentes e profissionais de saúde, mantendo a atividade do hospital apenas para assistência aos 26 doentes que ainda estão internados.

Em comunicado enviado às redações é referido que "mediante a confirmação de doentes e profissionais de saúde dos SAMS infetados com o novo coronavírus" foi decidido o encerramento progressivo dos serviços, "em linha com as orientações das autoridades de saúde".

Assim, em 13 de março foi suspensa "toda a atividade programada, designadamente exames e cirurgias", enquanto na segunda-feira terminaram as consultas e os exames e na quinta-feira o foi encerrado o atendimento permanente do hospital, centro clínico e clínicas.

"Neste momento, a atividade no hospital está estritamente limitada à assistência aos 26 doentes que ainda se mantêm internados. Os profissionais de saúde em funções seguem as recomendações da Direção-Geral da Saúde", é anda assegurado.

Os SAMS lamentam os constrangimentos causados pelo atual contexto que o país enfrenta e "esperam retomar a atividade, logo que a situação regresse à normalidade".

Na segunda-feira, a instituição anunciou que doentes e profissionais de saúde do Hospital do SAMS tinham sido infetados com o novo coronavírus, garantindo então que foram adotadas todas as medidas para minimizar a propagação do vírus.

A direção clínica do SAMS reuniu-se no domingo com as autoridades de saúde e foi feita uma avaliação da situação, tendo sido adotadas todas as previstas no plano de contingência.

"O conselho de gerência e a comissão executiva dos SAMS solicitam a todos os beneficiários e utentes dos SAMS a maior compreensão para o momento que o país e o mundo atravessam", lia-se no documento, em que é feito um apelo para a "máxima colaboração para o cumprimento das orientações estabelecidas pelas autoridades competentes e aquelas que os SAMS têm divulgado junto dos seus beneficiários e utentes".

A Lusa contactou então o SAMS para tentar saber o número de casos, mas a entidade remeteu a contabilização das situações para as autoridades de saúde.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 271 mil pessoas em todo o mundo, das quais pelo menos 12.000 morreram.

Em Portugal, há 12 mortes e 1.280 infeções confirmadas.

O número de mortos duplicou hoje em relação a sexta-feira e registaram-se mais 260 casos no mesmo período.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou na terça-feira o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

JF (AH) // JPS

Lusa/fim

+ notícias: País

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Segunda-feira é dia de Eurodreams. Eis a chave vencedora

Já é conhecida a chave do EuroDreams desta segunda-feira.