Covid-19: Dez utentes de lar em Belas no concelho de Sintra infetados

| País
Porto Canal com Lusa

Sintra, 21 mar 2020 (Lusa) -- Dez utentes da Casa de Saúde da Idanha, em Belas, concelho de Sintra, estão infetados com o novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, disse hoje à Lusa o presidente daquela autarquia, salientando que "a situação está controlada".

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, em declarações à agência Lusa, naquele concelho estavam registados, até perto das 19:30 de hoje, "20 casos, dos quais dez estão neste lar", Casa de Saúde da Idanha, das Irmãs Hospitaleiras, "que estava já a ser monitorizado pela Câmara, com as entidades de saúde".

O autarca explicou que foram primeiro detetados dois casos suspeitos e "assim que se soube que era oficial, imediatamente se fez análises aos utentes todos e aos trabalhadores".

Por aquele lar, onde vivem algumas pessoas e onde outras se deslocam diariamente para consultas, passam todos os dias "cerca de mil pessoas".

"Logo que soubemos que havia duas pessoas infetadas, fizemos um desinfestação total do lar. Neste momento a situação está controlada e estamos a acompanhá-la", referiu.

JRS // JPS

Lusa/fim

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.