Covid-19: China permanece sem novas infeções locais, mas casos importados aumentam

Covid-19: China permanece sem novas infeções locais, mas casos importados aumentam
| Mundo
Porto Canal com Lusa

A China anunciou hoje que não registou, pelo terceiro dia consecutivo, novas infeções locais elo novo coronavírus, embora o número de casos importados continue a aumentar, com 41 registos nas últimas 24 horas.

A Comissão de Saúde da China informou que, até ao início do dia de hoje (16:00 de sexta-feira em Lisboa) foram registados um aumento dos casos importados, com 41 infeções, e sete mortes, todas na província de Hubei e seis na sua capital, Wuhan, o foco da pandemia.

O número de casos graves foi reduzido em 173, enquanto 590 pacientes tiveram alta dos hospitais, segundo a comissão, que relatou 36 novos casos suspeitos do vírus, que ainda não estão confirmados.

O número total de casos confirmados em todo o país aumentou para 81.008 e o número de mortes para 3.255, enquanto 71.740 pacientes tiveram alta desde o início do surto.

Desde então, 685.866 contactos próximos dos infetados foram monitorados, dos quais 9.371 permanecem sob observação médica.

Entre os 41 novos casos importados do exterior, 14 foram relatados em Pequim, 9 em Xangai (leste), 7 na província de Cantão (sul), 4 em Fujian (sudeste), 2 em Zheijang (leste), Shandong (nordeste) e Shaanxi (noroeste) e 1 em Sichuan (sudoeste).

O número total de infeções detetadas em viajantes chineses e estrangeiros residentes que regressaram ao país atinge os 269 casos.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, infetou mais de 265 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 11.100 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se já por 182 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.