Covid-19: Equipa móvel ajuda população mais vulnerável em S. João da Pesqueira

| País
Porto Canal com Lusa

S. João da Pesqueira, Viseu, 20 mar 2020 (Lusa) - O município de S. João da Pesqueira vai colocar no terreno uma equipa móvel que se deslocará aos supermercados e farmácias para adquirir bens essenciais e medicamentos para a população mais vulnerável, devido à covid-19.

Com a medida "Sempre perto!", que foi hoje lançada, o município, em articulação com as freguesias, pretende "evitar deslocações desnecessárias de idosos (a partir dos 65 anos), pessoas com doenças crónicas graves, com problemas de mobilidade, portadores de deficiência e que residam sozinhas".

"Os pedidos devem ser feitos nas respetivas Juntas de Freguesia, sendo que a distribuição será feita duas vezes por semana", à terça-feira e à sexta-feira, pagando os munícipes apenas o valor do que pediram, acrescenta.

A autarquia explica que, "no caso de beneficiários do Cartão Social do Idoso e da ação social direta, as faturas serão entregues no município posteriormente para comparticipação (25% de comparticipação)".

"Esses beneficiários poderão deixar as faturas à guarda da Junta de Freguesia ou das equipas no momento da entrega, se assim o entenderem, para garantir maior celeridade na comparticipação", acrescenta.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, infetou mais de 265 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 11.100 morreram.

Das pessoas infetadas, mais de 90.500 recuperaram da doença.

Depois de surgir na China, em dezembro de 2019, o surto espalhou-se já por 182 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 1.020, mais 235 do que na quinta-feira.

O número de mortos no país subiu para seis.

Dos casos confirmados, 894 estão a recuperar em casa e 126 estão internados, 26 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

O boletim divulgado pela DGS assinalava 7.732 casos suspeitos até quinta-feira, dos quais 850 aguardavam resultado laboratorial.

Das pessoas infetadas em Portugal, cinco recuperaram.

 

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Debate sobre ex-SCUT foi "festival de hipocrisia", denuncia Frente Cívica

A associação Frente Cívica denunciou esta sexta-feira o “festival de hipocrisia” no debate parlamentar sobre a eliminação de portagens nas ex-SCUT, considerando ter ofuscado a questão de fundo, mais premente, das rendas ruinosas pagas aos concessionários privados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.