Covid-19: Oleiros cria linha de apoio para compra e entrega de medicamentos e de bens essenciais

| País
Porto Canal com Lusa

Oleiros, Castelo Branco, 19 mar 2020 (Lusa) - A Câmara de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, criou duas linhas de apoio extraordinário, uma para compra e entrega de medicamentos e bens de primeira necessidade, e outra para apoio psicológico, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a Câmara de Oleiros, liderada por Fernando Marques Jorge, explica que a criação destas duas linhas de apoio extraordinário (social e psicológico) têm como objetivo fazer face ao período atual de emergência decorrente da pandemia Covid-19.

"A linha telefónica de apoio social extraordinário funcionará para eventual compra e entrega de medicamentos e bens de primeira necessidade urgentes, em situações devidamente justificadas, destinando-se a grupos vulneráveis (pessoas com idade superior a 65 anos, doentes crónicos, portadores de deficiência, famílias monoparentais e quem se encontre em situação de isolamento e sem suporte familiar e social)", lê-se na nota.

Para aceder a esta linha, basta contactar o número 933 570 653, de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30.

Quanto à linha de apoio psicológico de emergência, esta será assegurada pela psicóloga do município e estará disponível à população do concelho, nos dias úteis, das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 16:30, através do telefone 936 377 521, para questões de gestão emocional relacionadas com a pandemia.

A medida entra em funcionamento na segunda-feira e será assegurada por tempo indeterminado, nos dias úteis, por uma equipa multidisciplinar na área da ação social e psicológica.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 785, mais 143 do que na quarta-feira. O número de mortos no país subiu para três.

Dos casos confirmados, 696 estão a recuperar em casa e 89 estão internados, 20 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

O boletim divulgado pela DGS assinala 6.061 casos suspeitos até hoje, dos quais 488 aguardavam resultado laboratorial.

Das pessoas infetadas em Portugal, três recuperaram.

De acordo com o boletim, há 8.091 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.

Atualmente, há 24 cadeias de transmissão ativas em Portugal.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de hoje.

CCC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.