Covid-19: Huf Portuguesa entra em "lay off"

| Economia
Porto Canal com Lusa

Tondela, Viseu, 19 mar 2020 (Lusa) -- A empresa Huf Portuguesa, localizada em Tondela, decidiu entrar em "lay off" e pedir aos colaboradores que têm direito a férias de 2019 ou a compensação por trabalho extraordinário para ficarem em casa.

Em comunicado, a Huf Portuguesa explica que tomou estas medidas porque, atendendo à evolução da pandemia do novo coronavírus, os seus principais clientes -- PSA, BMW e Ford -- encerraram as suas fábricas europeias.

Situada na zona industrial da Adiça, a empresa decidiu "acordar com a Comissão de Trabalhadores (CT) a utilização do apoio extraordinário à manutenção dos contratos de trabalho aprovado pelo Governo português na portaria Nº 71-A/ 2020 de 15 de março".

"Em princípio, a empresa irá optar por um mês de 'lay off' e, posteriormente, será decidida em conjunto com a CT a possibilidade de estabelecer um período de férias de 2020 e a constituição de uma bolsa de horas", explica.

A Huf Portuguesa termina o comunicado reforçando "o apelo das autoridades de saúde para o cumprimento de todas as medidas de prevenção, quer no local de trabalho, quer junto das famílias dos seus colaboradores".

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 785, mais 143 do que na quarta-feira. O número de mortos no país subiu para três.

Dos casos confirmados, 696 estão a recuperar em casa e 89 estão internados, 20 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

O boletim divulgado pela DGS assinala 6.061 casos suspeitos até hoje, dos quais 488 aguardavam resultado laboratorial.

Das pessoas infetadas em Portugal, três recuperaram.

De acordo com o boletim, há 8.091 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.

Atualmente, há 24 cadeias de transmissão ativas em Portugal.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de hoje.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.