Covid-19: Liga Contra o Cancro do Norte encerra serviços mas mantém apoios sociais

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 16 mar 2020 (Lusa) - O Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro encerrou todas as unidades de rastreio do cancro da mama e o centro de dia, mas mantém a prestação dos apoios sociais, económicos e jurídicos.

Em declarações à Lusa, o presidente do Núcleo Regional do Norte, Vítor Veloso, disse que estes serviços estão fechados até ao final do mês "face ao evoluir da crise epidémica da Covid-19".

Além disso, as consultas de aferição do rastreio do cancro da mama foram reduzidas no número e aos casos mais urgentes, as consultas de diagnóstico precoce do cancro da pele e do cancro da cavidade oral suspensas, tal como as de psico-oncologia externas, e o número de voluntários hospitalares reduzido ao mínimo indispensável, disse.

Contudo, a Liga vai continuar a auxiliar os utentes que frequentavam o centro de dia, e que tem carências económicas, fazendo a distribuição de refeições ao domicílio, garantiu.

Também os apoios jurídicos, económicos e sociais que a Liga disponibiliza aos doentes em situações de carência vão continuar a ser prestados, assumiu Vítor Veloso, pedindo contudo que os mesmos sejam pedidos por telefone ou e-mail, evitando os contactos presenciais.

Vítor Veloso considerou que a Covid-19 vai afetar toda a população portuguesa, quer pela vertente da saúde, quer pela questão económica, mas afiançou que a Liga está "apta" e "atenta".

Percebendo a "emergência e a mobilização" em torno do novo coronavírus, Vítor Veloso mostrou-se, contudo, preocupado com os doentes oncológicos que irão ser "altamente prejudicados" pelo adiamento e cancelamento de consultas.

"A Covid-19 irá matar algumas pessoas, mas serão mais as mortes causadas pelo cancro num ano do que aquelas pelo novo coronavírus", sublinhou.

Portugal registou hoje a primeira morte, anunciou a ministra da Saúde, Marta Temido.

Trata-se de um homem de 80 anos, com "várias patologias associadas" que estava internado há vários dias no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, disse a ministra, que transmitiu as condolências à família e amigos.

Há 331 pessoas infetadas até hoje, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Dos casos confirmados, 192 estão a recuperar em casa e 139 estão internados, 18 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

O boletim da DGS assinala 2.908 casos suspeitos até hoje, dos quais 374 aguardavam resultado laboratorial.

Das pessoas infetadas em Portugal, três recuperaram.

De acordo com o boletim, há 4.592 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.

Atualmente, há 18 cadeias de transmissão ativas em Portugal, mais quatro do que no domingo.

SVF // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.