Covid-19: Suspensas eleições regionais no País Basco espanhol de 05 de abril

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Vitória, Espanha, 16 mar 2020 (Lusa) - O presidente do País Basco ("Lehendakari"), Inigo Urkullu, e os líderes dos partidos desta comunidade autónoma espanhola decidiram hoje suspender as eleições regionais de 05 de abril, tendo em conta a situação da pandemia do coronavírus.

Segundo o acordo a que chegaram, a atual situação sanitária, a que se acrescenta o estado de alerta, impede a realização das eleições com as devidas garantias para a saúde pública e o normal exercício do direito de voto.

A decisão foi tomada depois de Inigo Urkullu se ter reunido esta manhã com os mais altos representantes das formações com representação no parlamento regional para analisar o que fazer com as eleições autonómicas anunciadas a 10 de fevereiro.

Nesse dia, o Lehendakari fez o anúncio da antecipação da consulta eleitoral para 05 de abril próximo, cinco meses antes do final da legislatura.

O responsável regional explicou que o País Basco já estava a viver na altura um "ambiente eleitoral" e a antecipação da consulta iria "poupar" os bascos a mais cinco meses de campanha, o que tornaria "muito difícil" aprovar projetos que estavam em preparação no parlamento regional.

Inigo Urkullu chefia um governo minoritário de coligação entre o PNV (Partido Nacionalista Basco, centro-direita) e o PSE-EE (federação basca do PSOE - Partido Socialista Operário Espanhol).

A comunidade autónoma do País Basco está situada no nordeste do país e é uma das 17 comunidades em que a Espanha está dividida.

Esta comunidade faz parte da região historicamente denominada País Basco, que inclui outra comunidade autónoma em Espanha, Navarra, e a região adjacente em França, que os nacionalistas bascos consideram como território cultural e linguístico do povo basco.

O novo coronavírus, surgido em dezembro na China, já infetou cerca de 170.000 pessoas em centena e meia de países, levando as autoridades a tomar medidas extraordinárias de limitação da circulação de pessoas, incluindo o fecho de fronteiras, o isolamento de cidades e regiões ou a proibição de reuniões públicas.

FPB // FPA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.